Litoral Alentejano

Secretário de Estado Adjunto e da Saúde inaugura primeiros balcões SNS 24 no Alentejo

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, inaugurou, a 2 de agosto, os primeiros dois balcões SNS 24 no Alentejo.

O primeiro balcão SNS24 a ser inaugurado foi em Bicos, na Freguesia de Vale de Santiago, seguido do balcão de S. Francisco da Serra, onde foram experimentadas as funcionalidades da teleconsulta e da renovação dos dados no RNU (Registo Nacional de Utente), duas das muitas alternativas possíveis no funcionamento dos Balcões.

O evento terminou no auditório da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) com a assinatura do Protocolo de Colaboração que institui e regula os termos de funcionamento dos Balcões SNS 24, assinados por Catarina Filipe, Presidente do Conselho da ULSLA, Margarida da Silveira, em representação da Professora Maria Filomena Mendes, da Administração Regional de Saúde do Alentejo e Luís Goes Pinheiro, Presidente do Conselho de Administração dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. Foram ainda assinados os Termos de Adesão das 2 Juntas de Freguesia que hoje inauguraram os primeiros Balcões SNS do Litoral Alentejano, pela Presidente da Junta de Freguesia de Vale de Santiago, a que pertence a aldeia de Bicos, Inês Hilário e o Secretário da Junta de Freguesia de São Francisco da Serra, Pedro Gamito.

Estiveram, também, presentes, o Presidente e a Vereadora da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro e Isabel Raposo, respetivamente, e o Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha.

Para o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, o acesso dos cidadãos ao SNS é “um grande desafio e uma grande aprendizagem dos últimos anos”, considerando o Balcão SNS 24 “uma melhoria do acesso e de porta aberta para os nossos cidadãos, nomeadamente para aqueles que vivem em locais mais longe dos centros, para terem acesso a consultas, aos centros de saúde e aos serviços hospitalares. É garantidamente uma melhoria de acesso para os nossos cidadãos e isso é muito importante.”

Para Catarina Filipe, Presidente do Conselho de Administração da ULSLA, este serviço “é uma mais-valia”, pois “Há uma panóplia de serviços que hoje ficam ao dispor. Grande parte da população não tem literacia das novas tecnologias e tem aqui um serviço, com a colaboração fundamental da Junta de Freguesia, que vai permitir aproximar os utentes dos cuidados de saúde.”

Para o Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, “Honra-nos muito o facto de o primeiro Balcão SNS 24 do Alentejo ser em Bicos, uma localidade bastante distante do centro de saúde que passa a ter um serviço de proximidade muito importante”. Para o autarca este serviço “precisa ser alargado, ter mais capacidade e ter mais serviços para as pessoas e vamos agora trabalhar para que seja uma realidade noutras Freguesias”. Destacou e agradeceu “o apoio das Juntas de Freguesia, neste caso do Vale de Santiago, naquilo que é preparar-se e capacitar-se para prestar apoio aos utentes, que precisam de ajuda para acederem a estes serviços.” A ULSLA tem em desenvolvimento outros Balcões SNS 24 para o concelho de Odemira, estando a ser desenvolvidas parcerias com outras Juntas de Freguesia.

Os balcões SNS 24 têm com principal objetivo a disponibilização de espaços de acesso e prestação de serviços digitais e de telesaúde aos cidadãos do Litoral Alentejano, permitindo, realizar teleconsultas, marcar consultas, renovar receita médica, consultar exame, entre outros serviços.

Embora estes tenham sido os primeiros dois Balcões SNS 24, é objetivo da ULSLA expandir a sua rede para todo o litoral alentejano, alargando a sua abrangência aos 5 concelhos do território.

admin

Recent Posts

Rota dos Vinhos da Península de Setúbal celebra Dia da Mãe

A Rota dos Vinhos da Península de Setúbal vai celebrar Dia da Mãe (5 de…

18 horas ago

Mural “Tróia. Tão perto. Tão longe! Há 16 anos a ver navios” na zona ribeirinha de Setúbal

O quinto e último mural do “Histórias que as Paredes Contam”, centrado na temática do…

18 horas ago

88 setubalenses distinguidos pelas “Vidas de Trabalho”

Os presidentes da Câmara Municipal de Setúbal e das cinco juntas de freguesia do concelho…

1 dia ago

Samuel Freire e Joana Fonseca vencem Alegro Meia Maratona de Setúbal

Samuel Freire e Joana Fonseca ganharam, a 28 de abril as corridas masculina e feminina…

1 dia ago

Rota do Arroz de 9 a 12 de maio em Alcácer do Sal

A 4.ª edição da Rota do Arroz de Alcácer do Sal vai decorrer de 9…

2 dias ago

Azeitão inaugura escultura sobre 25 de abril no Parque Bacalhôa II

A Junta de Freguesia de Azeitão inaugurou uma peça escultórica dedicada à Revolução dos Cravos…

4 dias ago