Santiagro espera 45 mil visitantes de 1 a 4 de junho

A 35.ª edição da Santiagro – Feira Agropecuária e do Cavalo que vai realizar-se de 1 a 4 de junho, no Parque de Exposições de Santiago do Cacém, tem como cabeças de cartazT-Rex (22h30), Julinho KSD (22h30), Djodje (22h45) e Ivandro (22h00) e espera 45 mil visitantes. Esta é a expetativa do presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, manifestada durante a apresentação do evento, a 10 de maio, num restaurante local, em Abela.

Álvaro Beijinha sublinha que a Santiagro, promovida pela autarquia, é “sem dúvida o grande certame do concelho e um dos maiores da região (Alentejo Litoral), ligado aquilo que é uma parte significativa do ADN económico do concelho que é a agricultura”.

O autarca disse que o município tem vindo “a investir cada vez mais nesta feira, um investimento bem sólido, sem entrar em loucuras”, revelando que este ano verifica-se um aumento de 2,5 por cento do orçamento, atingindo os 267 mil euros e uma previsão de receitas de bilheteira de 60 mil euros.

O certame teve “um crescimento muito significativo nos últimos anos e isso demonstra-se com dados objetivos, com o número de entradas na feira”, disse ainda o edil, acrescentando que “duplicámos o número de visitantes numa década”, recordando que a feira passou de três para quatro dias.

“A feira tem a capacidade esgotada, e uma vez mais atingimos cerca 200 expositores, o máximo possível, grande parte deles acompanham-nos ao longo dos anos, mas vamos tendo sempre novos expositores”, afirma o presidente do município, entidade organizadora do certame.

Álvaro Beijinha explicou que o certame a abre 1 de junho, Dia da Criança. “Vamos mais uma vez apostar em atividades voltadas para as crianças durante os quatro dias da feira, e isso vai de encontro à nossa estratégia, que é fazer da Santiagro e da Feira do Monte um espaço para as famílias”, com uma programação que “agrade a todos”.

“Esperamos um grande certame que nos orgulhará a todos” e “todos os anos temos vindo a bater recordes de entrada e a nossa expetativa é ultrapassar o número do ano passado que foi de 45 mil visitantes”, afirma o presidente do município, explicando que “por opção própria, apresentamos um cartaz muito virado para a juventude, com os mais pequenos a trazerem os pais atrás, e isso tem surtido efeitos muito positivos”.

Álvaro Beijinha frisou que o município não convidou a ministra da Agricultura para a inauguração da feira porque esta não tem respondido aos convites para visitar o território para debater os problemas do setor no concelho. O cenário de seca no concelho é “dramático”, segundo o autarca, sublinhando que não podem ser cultivados entre 2.500 a 3.000 hectares, com prejuízos na ordem dos 10 milhões de euros.

Os visitantes podem usufruir de batismos equestres, passeios de carroça, de burro e de tuk-tuk, assistir a galas equestres, demonstrações de cães, de meios da GNR e da arte de cocaria, ordenha de cabras e alimentação de borregos, tosquia de ovelhas, e participar em garraiadas, provas de gin e vinho, gincana a cavalo showcookings, workshops e colóquios. A animação musical é constante, com os espetáculos dos cabeças de cartaz, seguidos da atuação de Dj’s como Tiago M, Diego Miranda, Christian F, Kamala e Ricsto Coimbra (Noite Alexandre’s).

Haverá ainda uma exposição permanente de equinos, ovinos, caprinos, bovinos, suínos e aves, num total de 250 animais

De lembrar que a entrada custa dois euros para um dia e seis euros para os quatro dias.