Setúbal

PSD critica estado a que o Governo deixou chegar a saúde no distrito de Setúbal

A Comissão Política Distrital do PSD de Setúbal manifesta-se revoltada com o estado a que o Governo deixou chegar a saúde no distrito de Setúbal.

A Distrital do PSD lembra que o Governo prorrogou em outubro o plano transitório de reorganização das urgências pediátricas na Península de Setúbal. Este plano compreende uma escala intermitente de funcionamento das urgências pediátricas dos Hospitais do Barreiro e de Setúbal, pelo menos, até 31 de janeiro de 2024. Para a Comissão Política Distrital de Setúbal do PSD, este plano “frusta as expectativas das famílias do distrito e deixa milhares de residentes do distrito sem uma resposta de proximidade”.

“Mas se o Governo já tinha deixado chegar a saúde no distrito ao grau zero do serviço aos utentes, esta semana conseguiu aprofundar ainda mais esta degradação. De facto, soube-se esta semana que os Hospitais Garcia de Orta, em Almada e o Hospital do Barreiro nem esta escala intermitente vão cumprir, acusa o PSD”.

“Com efeito, a Urgência Pediátrica do Hospital de Almada passa a dispor de um novo horário. Encerra no período noturno, entre as 20h00 e as 08h30, desde o dia 1 de novembro, mantendo-se unicamente o atendimento diurno todos os dias da semana, incluindo sábados e domingos. Já a Urgência Pediátrica do Hospital do Barreiro deixa de receber doentes no período entre as 09h00 do dia 2 de novembro e as 09h00 do dia 6 de dezembro. No próximo mês, os cerca de 900 mil habitantes do distrito de Setúbal, no período noturno, só serão servidos pelas urgências pediátricas do Hospital de Setúbal”, adianta.

Para a Distrital de Setúbal do PSD, é “uma vergonha” e “uma decisão inconcebível e inqualificável que resulta da degradação a que este Governo conduziu o SNS e que impede o acesso universal dos cidadãos aos serviços de saúde”.

“Estas decisões resultam da indiferença do Governo face às necessidades dos profissionais de saúde, de forma a que estes se mantenham no SNS e aí exerçam a sua profissão, com dignidade e em condições. A cada dia que passa, assistimos à destruição acelerada do SNS por parte do Governo do Partido Socialista”, adianta.

A Comissão Política Distrital de Setúbal do PSD exige ao Governo que “encontre uma solução definitiva para garantir o funcionamento diário adequado das urgências pediátricas neste distrito”.

“A população do Distrito de Setúbal não pode continuar a assistir ao colapsar dos serviços de saúde no nada faça para inverter este rumo. É preciso ter a ousadia de arriscar novas soluções, tal como já proposto anteriormente pelo líder do PSD. A população do distrito de Setúbal não pode continuar a pagar impostos máximos e a ter serviços mínimos no seu distrito, sem que o Governo nada faça para inverter este rumo. É preciso ter a ousadia de arriscar novas soluções, tal como já proposto anteriormente pelo líder do PSD. A população do distrito de Setúbal não pode continuar a pagar impostos máximos e a ter serviços mínimos”, conclui.

admin

Recent Posts

Morreu Pedro Freire, jovem músico de Azeitão

Pedro Freire, trompetista da Orquestra Gulbenkian,, jovem músico de Azeitão, faleceu, deixando os amigos e…

6 horas ago

LASA publica álbum com as 17 mais antigas fotografias de Setúbal

Um álbum com 17 fotografias captadas em Setúbal em 1867 vai ser apresentado pela LASA…

11 horas ago

Centenas de alunos participam em desfile de percussão do Festival Internacional de Música de Setúbal

Centenas de alunos dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico do concelho participaram, a…

1 dia ago

Associação Direito ao Descanso em Setúbal exige medidas contra ruído no centro histórico da cidade

A Associação Direito ao Descanso em Setúbal critica "a lentidão da criação de um novo…

1 dia ago

Antigo submarino Barracuda foi inaugurado como navio-museu em Cacilhas

O antigo submarino Barracuda foi oficialmente inaugurado, a 9 de maio como navio-museu em Cacilhas,…

2 dias ago

Faleceu Osvaldo Godinho, antigo autarca da Junta de Freguesia de Santo André

Morreu Osvaldo Godinho, aos 88 anos que foi membro do executivo da Junta de Freguesia…

3 dias ago