Setúbal

PS e PSD impõem descida de IMI em Setúbal em 2024

Os vereadores do PS e dos PSD de Setúbal viabilizam a redução do Imposto Municipal de 0,40% para 0,37%, para 2024, na reunião pública do executivo camarário, realizada a 22 de novembro, contra os votos da maioria da CDU.

Os vereadores do PS e do PSD, com os votos contra da maioria da CDU, aprovaram ainda a redução variável do IRS (parte devolvida aos municípes) para 3,5%.

Por proposta do PSD, foi também aprovada a isenção do pagamento do IMT (Imposto Municipal de Transações) para jovens até 35 anos, na compra de casa, própria e permanente no valor até 200 mil euros. A proposta foi aprovada com os votos do PSD, CDU e abstenção do PS.

O PSD de Setúbal, em comunicado salienta “o resultado histórico que o PSD conseguiu alcançar através da aprovação do pacote de medidas mais ambicioso dos últimos 20 anos”, acrescentando que “esta histórica vitória beneficia os munícipes setubalenses e azeitonenses, que são sempre a nossa principal prioridade”.

“Foi também importante para o PSD assumir uma posição de centralidade e capacidade de construir pontes politicas a favor das pessoas, sendo que todas as suas propostas foram aprovadas”, adianta o comunicado.

“Sendo a população a grande beneficiária destas medidas que ontem foram aprovadas, o PSD continuará a trabalhar para ser a alternativa segura”.

Também o PS, em comunicado, sublinha este feito. “Após a reversão das propostas aprovadas em junho de 2022 e da sua reprovação em reunião de câmara, em maio e outubro deste ano, com os votos contra da CDU e o consentimento do PSD, os vereadores do PS voltaram a apresentar propostas de redução da carga fiscal municipal”, acrescenta.

“A descida do valor destes impostos municipais, que resulta do compromisso assumido pelos autarcas do Partido Socialista para a redução gradual da carga fiscal municipal, constitui-se como um importante apoio para as famílias e empresas setubalenses e azeitonenses, que irão voltar a sentir uma alívio da carga fiscal já no próximo ano”, refere ainda o PS.

“É convicção dos autarcas do PS eleitos no concelho de Setúbal que aplicar uma política fiscal municipal que apoie as famílias, a classe média e as empresas setubalenses é imprescindível para a promoção do desenvolvimento económico e social do nosso concelho”, salientam os socialistas.

“Os autarcas do PS irão continuar a intervir nos órgãos autárquicos em coerência e na defesa do melhor interesse do município e dos munícipes, afirmando-se como a única alternativa credível à gestão CDU”, conclui.

De referir que foi aprovado por unanimidade a continuidade do IMI Familiar; permanência do 1.º dístico de estacionamento residente gratuito, conquista que o PSD estabeleceu no orçamento anterior; transportes públicos gratuitos para menores e com menores custos para todos os setubalenses; atribuição de refeições escolares gratuitas e reforço nos lanches escolares para os jovens em condições de maior vulnerabilidade; isenção do pagamento das Atividades de Apoio à Família para os alunos mais carenciados; garantia da continuidade da isenção da taxa de derrama para pequenas e médias empresas.

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, justifica voto contra da maioria da CDU. “No meu primeiro ano deste mandato, houve um decréscimo bastante significativo do IMI e o compromisso deste executivo municipal, é de baixar a taxa progressivamente”, disse o edil sadino, sublinhando que “sabemos da situação social que vivemos em Portugal, sendo importante baixar os impostos, mas temos de ter em conta a situação financeira da câmara municipal e por tudo isto, consideramos que este assunto deverá ser devidamente ponderado”.

Já em relação ao IRS, André Martins, disse que “a posição da CDU é idêntica ao IMI, porque está por esclarecer qual é a evolução que o IRS vai ter, tendo em conta que o próprio governo entendeu fazer alterações e neste momento não sabemos qual é a receita que a câmara municipal vai ter no que diz respeito ao IRS”.



admin

Recent Posts

Morreu Pedro Freire, jovem músico de Azeitão

Pedro Freire, trompetista da Orquestra Gulbenkian,, jovem músico de Azeitão, faleceu, deixando os amigos e…

6 horas ago

LASA publica álbum com as 17 mais antigas fotografias de Setúbal

Um álbum com 17 fotografias captadas em Setúbal em 1867 vai ser apresentado pela LASA…

11 horas ago

Centenas de alunos participam em desfile de percussão do Festival Internacional de Música de Setúbal

Centenas de alunos dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico do concelho participaram, a…

1 dia ago

Associação Direito ao Descanso em Setúbal exige medidas contra ruído no centro histórico da cidade

A Associação Direito ao Descanso em Setúbal critica "a lentidão da criação de um novo…

1 dia ago

Antigo submarino Barracuda foi inaugurado como navio-museu em Cacilhas

O antigo submarino Barracuda foi oficialmente inaugurado, a 9 de maio como navio-museu em Cacilhas,…

2 dias ago

Faleceu Osvaldo Godinho, antigo autarca da Junta de Freguesia de Santo André

Morreu Osvaldo Godinho, aos 88 anos que foi membro do executivo da Junta de Freguesia…

3 dias ago