Pressão da autarquia e população garante reabertura e obra de desassoreamento da Lagoa de Albufeira

O gabinete da Ministra do Ambiente respondeu, no dia 14 de agosto, à missiva do presidente da Câmara Municipal de Sesimbra Francisco Jesus, de 9 de agosto, na qual foi exigida a reabertura urgente do canal que liga a Lagoa ao mar, bem como o início do procedimento pré-contratual para a operação de abertura ao mar de maiores dimensões que permita o desassoreamento da Lagoa de Albufeira.

Na resposta enviada à autarquia, o Ministério do Ambiente garante que os trabalhos de reabertura da Lagoa de Albufeira serão iniciados no dia 19 de agosto, segunda-feira, e deverão ficar concluídos entre 22 e 23 deste mês.

Informa ainda que a Agência Portuguesa de Ambiente está a concluir o processo de candidatura, designada de “Empreitada de Abertura e Desassoreamento da Lagoa de Albufeira”, e que a sua implementação está prevista para 2025/2026.

A Câmara Municipal saúda a iniciativa da APA, que peca por tardia, mas considera incompreensível o período apontado, tanto pelo caráter urgente da intervenção, como pelo facto de comprometer irremediavelmente a época balnear de 2025. Para a autarquia é fundamental que os trabalhos se iniciem o mais depressa possível para que no verão de 2025 não se repita, de forma mais agravada, o cenário deste ano, ou para evitarmos ter uma obra pesada no areal em plena época alta.

Na mesma nota, o Ministério indica que a ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, está a programar uma visita ao local, durante a qual o presidente da autarquia terá oportunidade de transmitir pessoalmente estas preocupações à responsável da tutela.