O presidente do Conselho de Administração dos Porto de Setúbal (APSS) e LIsboa (APL), Carlos Correia, apresentou a estratégia de crescimento das duas infraestturas portuárias, na 5ª edição da Porto Maritime Week, o encontro mais prestigiado do setor marítimo-portuário promovido em Portugal pelo Transportes & Negócios que decorre até 27 de serembro, no auditório Infante D. Henrique, do Porto de Leixões.
Na sessão de abertura do evento, a 23 de setembro, o secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, anunciou uma nova estratégia para os portos nacionais, baseado no plano “5+”: mais crescimento, mais transição energética, mais intermodalidade, mais digitalização e mais cooperação e integração dentro do setor.
Hugo Espírito Santo reforçou a importância de uma estratégia de crescimento para os portos de Lisboa e Setúbal, salientando no caso do porto da Capital, a necessidade de integração e simbiose entre o porto e a Cidade e da intermodalidade, e no caso de Setúbal reforçou o facto de ser o porto “com maior potencial de crescimento do País”, dispondo de um «plano de investimentos muito agressivo».
Carlos Correia participou na mesa-redonda dedicada à temática “Estratégia para os Portos Nacionais”, onde participaram os presidentes de todos os portos do continente e das regiões autónomas, bem como os dirigentes dos principais operadores portuários com atuação no mercado nacional.
Carlos Correia destacou que, atualmente, «os dois portos estão a ser pensados de forma complementar. No Porto de Lisboa, apostamos numa lógica de crescimento através do lançamento de novas concessões e numa nova realidade que respeite os desafios que se avizinham. O objetivo passa por melhorar a operacionalidade destes novos terminais, apostando na descarbonização e integração harmoniosa no território».
Sobre o porto de Setúbal, Carlos Correia reforçou as declarações do Secretário de Estado das Infraestruturas, salientando o «grande potencial de crescimento e o objetivo de “consolidação das principais atividades portuárias». Para o presidente dos Portos de Lisboa e de Setúbal, a existência de novas concessões e terminais no porto sadino irá também permitir a entrada no mercado de novos players, garantindo uma maior competitividade e o crescimento da Economia.