Litoral Alentejano

Presidente da Câmara Municipal de Grândola, António Figueira Mendes: “Conseguimos concretizar obras estruturantes que ascendem a 20 milhões”



António Figueira Mendes, presidente da Câmara Municipal de Grândola (CDU), destaca nesta entrevista os projectos a concluir no concelho até ao final deste mandato ou do ano de 2021. Num curto espaço de tempo, o investimento municipal ascendeu a 20 milhões de euros em obras de requalificação de escolas, Jardim 1.º de Maio e a antiga Igreja de São Pedro. Em curso está a requalificação da avenida Jorge Nunes e a Biblioteca e Arquivo, entre outras obras. Respeitante aos investimentos turísticos, os projectos continuam a decorrer com excepção do Club Med que já não investe em Tróia. No combate à pandemia do covid-19, a autarquia implementou diversas medidas de emergência para responder às necessidades das famílias, instituições e empresas.



Florindo Cardoso

Setúbal Mais – Quais os principais projetos a concluir até ao final do mandato ou de 2021?
António Figueira Mendes – Importa referir que há muitas obras já concretizadas neste mandato e há também muitas em curso ou a começar a curto prazo. Das já concretizadas destaco a requalificação da Escola Básica (EB) 1 de Grândola e de diversas escolas rurais, do Jardim 1.º de Maio, da antiga Igreja de São Pedro, da estrada de acesso ao Lousal, da construção da estrada de ligação da Zona Industrial e Logística (ZIL) ao IC1, da Casa Mostra de Produtos Endógenos, dos Centros Comunitários da Aldeia do Pico e de Água Derramada, diversos investimentos em arruamentos e estradas municipais, recuperação do parque habitacional municipal, redes de abastecimento de água e saneamento e equipamentos desportivos.
Em curso temos a avenida Jorge Nunes, a Biblioteca e Arquivo, o reforço de abastecimento de água a Melides, a estrada das Sobreiras Altas, a Olaria de Melides, o acesso principal à ZIL, os passadiços de acesso às praias Atlântica e Aberta Nova, os antigos Paços do Concelho e a Casa Frayões Metello.
Para iniciar em breve temos a construção de infraestruturas nos loteamentos L3 e L1 no Carvalhal, a ampliação das infraestruturas da ZIL – Fase 3, as estradas Aldeia do Pico-Palhotas, Viso e Aldeia da Justa-Cadoços, a construção de espaços de lazer nos Cadoços e no Bairro do Arneiro, o Centro de Recolha de Animais, a requalificação do Cine Granadeiro – Auditório Municipal – entre outras.
Conseguimos concretizar, num curto espaço de tempo diversas obras estruturantes e de grande envergadura, que já ascendem a 20 milhões de euros de investimento total.


Setúbal Mais – Qual o ponto de situação dos projectos turísticos no concelho, nomeadamente do Club Med, Terra Costa, Melides, Troia).
António Figueira Mendes – Os grandes empreendimentos turísticos têm estado, na sua maioria, a avançar. Os proprietários têm demonstrado capacidade de investimento e estão empenhados em concretizar num curto espaço de tempo estes projectos. O projecto do Club Med já não vai avançar, contudo temos informação que há mais investidores interessados no terreno – podendo haver novidades em breve.

Setúbal Mais – Em relação à fábrica da Lauak?
António Figueira Mendes – A Lauak continua a laborar e com boas perspetivas para o futuro – que passam pela consolidação e reforço da fábrica de Grândola – uma das mais modernas da empresa.

Setúbal Mais – Como está a autarquia a apoiar as famílias, instituições e empresas devido à pandemia?
António Figueira Mendes – A autarquia tem estado desde a primeira hora na linha frente deste combate e implementou diversas medidas de emergência para responder às necessidades das famílias, instituições e empresas. Apoio alimentar de emergência, fornecimento de refeições a alunos, apoio a doentes sem suporte familiar, apoio psicológico, monitorização de idosos, isenção de taxas e tarifas, disponibilização de equipamentos de proteção e soluções desinfectantes, disponibilização de alojamento a profissionais de saúde, programas de dinamização e divulgação do comércio local e restauração são alguns exemplos. Para além de todo este trabalho, temos assegurado todos os serviços básicos à população – sem qualquer interrupção, incluindo a desinfeção e higienização regular dos espaços públicos.
Importa realçar que desde Abril de 2020 temos em funcionamento um espaço polivalente de combate à covid-19 – instalado no parque de feiras e exposições. Espaço onde já foram realizados milhares de testes a pessoas de toda a região e onde se esta a realizar a vacinação da população do concelho.


Setúbal Mais – Quais os impactos na economia local desta pandemia?
António Figueira Mendes – As micro, pequenas e médias empresas estão a atravessar um período complicado. Sectores como o comércio, restauração e turismo têm tido quebras na facturação muito significativas. Tudo isto tem levado ao agravamento das condições socioeconómicas da população.

admin

Recent Posts

Feira Nacional do Porco espera 20 mil visitantes de 16 a 18 de maio no Montijo

A 26.ª edição da Feira Nacional do Porco que vai realizar-se de 16 a 18…

18 horas ago

Road Trip “18 distritos, 18 bibliotecas, 18 livros” arranca em Setúbal

O jornalista e escritor João da Silva iniciou a 6 de maio em Setúbal um…

2 dias ago

Dia do Moscatel de Setúbal é celebrado com mostra, prova e venda

Dia do Moscatel de Setúbal de 10 e 11 maio 2024, 11h00 às 19h00, na…

2 dias ago

Mercado Caramelo leva animação e tradição a Pinhal Novo

A 9.ª edição do Mercado Caramelo - Mercado à Moda Antiga chega à vila de…

2 dias ago

Tribunal de Setúbal declara Vitória Futebol Clube insolvente

O Tribunal de Setúbal declarou a 3 de maio o Vitória Futebol Clube insolvente após…

4 dias ago

BB Blues Fest de 30 de maio a 2 de junho na Moita

O BB Blues Fest está de regresso, para a sua 13ª edição, entre os dias…

5 dias ago