O preço das casas em Setúbal registou um aumento de 11,45% em 2017, em comparação com igual período de 2016. Os números são revelados pelo índice de preços da Idealista (website de divulgação de transacções com imóveis) que adianta que o metro quadrado passou de 987 euros para 1.100 euros.
Setúbal é a quarta zona do país mais cara para comprar casa, sendo o ranking liderado por Lisboa (2.796 euros por metro quadrado), Faro (1.724 euros por metro quadrado) e Porto (1.376 euros por metro quadrado).
De referir que, em 2017, em Portugal foram transaccionadas 152 mil casas, uma subida de 25% a 30%. brasileiros, mas sobretudo franceses, são os grandes compradores estrangeiros de casa em Portugal.
“Os estrangeiros já valem 25% do mercado, ou seja, um quarto das casas foram compradas por estrangeiros”, afirma Luís Lima, presidente da APEMIP ao Diário de Notícias, a associação que representa os imobiliários e promotores. Britânicos e chineses, estes a aproveitarem os vistos gold, também estão a ajudar ao boom do mercado. E à subida meteórica dos preços.
No ano passado, as vendas de casas subiram entre 25% e 30%, admite Luís Lima. Isto significa que, a cumprir-se a expectativa da APEMIP, deverão ter-se vendido mais 23 500 casas do que em 2016 pelas imobiliárias e promotoras.
“É um aumento dentro do que prevíamos e que permite antecipar que, neste ano, o imobiliário irá crescer novamente”, prevê Luís Lima, detalhando que em regiões como Lisboa a subida do preço por metro quadrado ainda está longe de afastar os estrangeiros mais endinheirados, que vêm atrás de qualidade de vida, segurança, bom clima e preços que ainda estão abaixo dos praticados noutros países.