A Praia da Figueirinha, em Setúbal, volta a hastear, pelo décimo quinto ano consecutivo, a Bandeira Azul, galardão atribuído a zonas balneares mediante avaliação criteriosa relacionada com qualidade ambiental, segurança e conforto dos utentes.
A Bandeira Azul 2023, atribuída a 394 praias, 17 marinas e 21 embarcações ecoturísticas, é dedicada ao tema “Geodiversidade – Sabes onde estendes a toalha?”, tendo sido considerados para efeitos de candidatura perto de quatro dezenas de critérios.
Esses critérios, aos quais a Praia da Figueirinha responde positivamente, estão abrangidos por quatro grupos relacionados com “Informação e educação ambiental”, “Qualidade da água”, “Gestão ambiental e equipamentos”, “Segurança e serviços” e “Monitorização da qualidade das areias”.
A Campanha da Bandeira Azul da Europa, promovida pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa para a Educação Ambiental, com o apoio da Comissão Europeia, começou em 1987 e está integrada no programa do Ano Europeu do Ambiente.
Com o tema escolhido para este ano, a ABAE pretende alertar para as consequências da degradação dos ecossistemas, com impacte direto no bem-estar de cerca 3,3 mil milhões de pessoas, de acordo com a Assembleia Geral das Nações Unidas, que declarou 2021-2030 como a Década das Nações Unidas para a Recuperação dos Ecossistemas.
A Praia da Figueirinha, um dos locais de veraneio da Arrábida, tem vindo a ser alvo de intervenções de beneficiação ao longo dos anos, promovidas pela Câmara Municipal de Setúbal, com um conjunto de novos equipamentos que acrescentam valor turístico e conforto àquele espaço e tornam esta zona balnear mais acessível a todos os utilizadores
O vereador da CDU, Nuno Costa, faz um balanço “muito negativo da gestão” do primeiro…
O vereador do Partido Socialista da Câmara Municipal de Setúbal, Fernando José, que é também…
Os vereadores do PS e da CDU anunciaram que já entregaram no Ministério Público o…
De acordo com o último Eurobarómetro, mais de 50% dos residentes na União Europeia consideram…
A União das Freguesias de Setúbal homenageou, a 3 de outubro, Custódio Carvalho Pinto, antigo…
O vereadores eleitos pelo PS requereram, com carácter de urgência, a intervenção do Ministério Público…