Pousada da Juventude de Setúbal deve reabrir no Natal

Investimento superior a 100 mil na requalificação do imóvel

 

A Pousada de Setúbal deve reabrir antes da passagem de ano após obras de requalificação que deverão arrancar em Setembro. O investimento será superior a 100 mil euros e transformará o imóvel cedido pelo governo um centro integrado da juventude com serviços municipais e regionais.

 

A Câmara Municipal de Setúbal pretende reabrir a Pousada da Juventude, sita no largo José Afonso, a tempo dos festejos natalícios. A revelação foi feita pela presidente Maria das Dores Meira, após a assinatura com o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Emídio Guerreiro para exploração do espaço, cuja cerimónia decorreu no passado dia 30 de Junho no local.

“Os custos ainda não estão devidamente calculados mas serão superiores a 100 mil euros na parte inicial” da requalificação do imóvel afirmou a edil adiantando que pretende-se fazer alterações na união dos edifícios e a construção de um pequeno auditório para actividades de animação”. As obras deverão arrancar em Setembro e concluídas antes do Natal.

Para Maria das Dores Meira, este equipamento é “fulcral” porque “precisamos de uma pousada da juventude” uma vez que “temos cada vez mais turismo de jovens que não têm sítio para ficar”. Além disso, o espaço vai funcionar para diversas actividades para a juventude com atleliers, auditórios, permitindo a residência de algumas pequenas companhias de teatro, artistas plásticos. “É o espaço ideal para este fervilhar de criatividade que é próprio da juventude” disse.

A autarca lembra que o imóvel estava encerrado desde 2012 e câmara municipal há muito que tentava um acordo para a exploração da pousada e instalação de vários serviços municipais e regionais.

Maria das Dores Meira revela que o projecto prevê a decoração dos quartos aumentando a ocupação para 50 camas. Um conjunto de jovens artistas vai ocupar-se da parte exterior. “Vai ser uma obra de arte e ficará irreconhecível e muito atractivo” disse a edil.

Por sua vez, o secretário de Estado da Juventude e do Desporto afirmou que este protocolo vai permitir disponibilizar aos jovens serviços da administração central e local no mesmo espaço físico.”Estamos a falar de uma nova oferta que é disponibilizada às populações, que passa por ter no mesmo espaço físico serviços da administração central, do IPDJ [Instituto Português do Desporto e Juventude] e também os Serviços Municipais de Juventude, criando sinergias entre ambos”, salientou Emídio Guerreiro.

O protocolo celebrado entre o IPDJ, a Movijovem (Mobilidade Juvenil, Cooperativa de Interesse Público) e o município de Setúbal atribui à autarquia sadina a exploração da Pousada de Juventude de Setúbal por um período de 15 anos, renovável, de acordo com a estratégia do governo de concessionar Pousadas de Juventude e promover a requalificação daqueles espaços construídos para dar resposta às necessidades dos jovens.

Florindo Cardoso