A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, reconheceu a necessidade de efectuar investimentos no porto de Setúbal para que navios de maiores dimensões possam aceder à esta infraestrutura portuária, acrescentando que serão incluídos no plano de investimentos que prometeu apresentar até final deste mês.
“É necessário aumentar a capacidade, o tamanho dos navios que possam aceder a este porto de Setúbal, e, para isso, é necessário aumentar a profundidade na entrada da barra [fazer dragagens] “, salientou Ana Paula Vitorino, na passada semana, durante a visita ao porto de Setúbal, que integra um périplo que a governante tem vindo a realizar por todos os portos do continente.
A melhoria das acessibilidades ferroviárias para aumentar a capacidade de escoamento do porto de Setúbal e a actualização da Janela Única Portuária, “para simplificar, modernizar e tornar mais eficientes os aspectos administrativos ligados ao porto de Setúbal”, foram outras prioridades referidas pela ministra do Mar.
Ana Paula Vitorino dedicou o período da manhã a visitar os terminais portuários de serviço público: Tersado, Sadoport e Ro/Ro e ainda o terminal da Autoeuropa. Durante o almoço, a ministra teve um encontro informal com a presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, e representantes de outras entidades, como o capitão do porto de Setúbal e a comunidade portuária. O período da tarde foi reservado para visitas aos terminais da Sapec, ao privativo da Termitrena (Secil/Cimpor) e aos estaleiros da Lisnave.
O porto de Setúbal, agora liderado por Lídia Sequeira, numa administração conjunta com os portos de Lisboa e Sesimbra, tem vindo, nos últimos anos, a “registar uma consolidação significativa no Shortsea Shipping, com um aumento no movimento de carga e do número de ligações marítimas a portos a curta distância, designadamente ao Norte da Europa, países do Mediterrâneo e West Africa”, refere a administração.
Sendo líder nacional na carga Ro-Ro de veículos ligeiros, o porto de Setúbal apresenta “um crescimento notável no movimento de contentores ao nível dos portos nacionais, cifrado em 38% no primeiro quadrimestre de 2016, face ao ano anterior”.
Actualmente, é escalado por nove serviços de linhas regulares, com uma oferta que liga Setúbal a portos da Europa, Mediterrâneo, Médio Oriente, Costa Ocidental de Marrocos e Ilhas Canárias.
Destaca-se, igualmente, a capacidade exportadora do porto de Setúbal, que corresponde “a mais de 60% do total de carga movimentada, fruto da confiança dos seus parceiros comerciais que incluem algumas das maiores indústrias exportadoras portuguesas, implantadas no concelhos de Palmela e Setúbal, respetivamente os 2º e 4º concelhos mais exportadores do país”.
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