O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) vai promover, a 7 de novembro, no seu campus de Setúbal, um encontro de especialistas, do mundo académico e empresarial, totalmente dedicado à temática do mar enquanto fator estratégico de desenvolvimento e de criação de emprego.
A iniciativa, denominada “Navegar no Hipercluster do Mar”, é uma organização em parceria com a AISET – Associação da Indústria da Península de Setúbal, Associação Economia Azul e Associação dos Oficiais da Reserva Naval, contando com os contributos de vários docentes e investigadores do IPS, bem como de outras instituições de Ensino Superior como a Universidade de Évora, a Universidade de Lisboa e a Universidade Nova de Lisboa.
O programa contempla, a partir das 14h15, uma conferência com abertura a cargo da presidente do IPS, Ângela Lemos, e do presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, onde serão abordadas as novas necessidades de formação e investigação e apresentados alguns projetos a desenvolver na região, a cargo de empresas como o Porto de Setúbal, Lisnave, Mútua, Navigator, Exporsado e Aquanostra.
A manhã, a partir das 10h30, estará reservada para seis sessões temáticas paralelas, que vão debruçar-se sobre as várias dimensões do mar enquanto recurso estratégico, nomeadamente Transportes e Logística, Turismo e Lazer, Sustentabilidade e Tecnologia de Informação, História e Património, Pescas, Aquacultura e Segurança, e Energia e Tecnologia.
O evento, de participação livre, integra o programa de comemorações do 45.º aniversário do IPS, que vai estender-se até julho de 2025, com iniciativas mensais a cada dia 7.
O Mar e Água é uma das seis áreas do conhecimento em que o IPS desenvolve atualmente investigação, sendo uma das oito Unidades Regionais do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE-IPS), um centro de investigação científica, desenvolvimento tecnológico e inovação com competências para o estudo de todos os ecossistemas aquáticos, na vertente continental e no mar.