Politécnico de Setúbal atribui título de Professor Honoris Causa a José Mourrinho

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) vai este ano atribuir, pela primeira vez, o título de Professor Honoris Causa, distinção que será inaugurada com José Mourinho, treinador setubalense e figura notável na área do desporto.

A cerimónia de homenagem terá lugar no âmbito da sessão solene comemorativa do Dia do IPS, que decorre já amanhã, dia 7 de outubro, a partir das 15h00, no Auditório Nobre, marcando simultaneamente a abertura do novo ano académico. “Personalidade de excelência, nascida em Setúbal, de reconhecido mérito a nível internacional”, José Mourinho, “mercê da sua dedicação ao desporto, tem contribuído de forma inigualável para a dignificação e reconhecimento desta área do conhecimento, de natureza estratégica para o IPS, contribuindo para o prestígio de Setúbal e de Portugal em todo o mundo”, justifica a instituição.

O reconhecimento institucional marca ainda o programa do dia, com a entrega de medalhas de mérito e de valorização do percurso profissional dos trabalhadores docentes, não docentes e aposentados. Será também uma oportunidade para premiar o mérito académico dos estudantes e diplomados, de anunciar o vencedor do Prémio Carreira alumniIPS 2021 e de reconhecer o envolvimento da comunidade académica na resposta aos desafios da sustentabilidade, com a entrega do 1º Prémio IPS Sustentável.

A cerimónia comemorativa encerra com a entrega dos Títulos e Distinções Honoríficas, com destaque para o primeiro título de Professor Honoris Causa atribuído pela instituição e também para o Diploma de Instituição de Mérito Científico e Tecnológico, atribuída à empresa LAUAK – Indústria Aeronáutica “como forma de reconhecimento pela atividade desenvolvida, ao longo dos últimos 17 anos, no distrito de Setúbal, num percurso marcado pelo desenvolvimento de projetos de investigação e de aplicação prática em estreita parceria com o IPS, envolvendo docentes, investigadores e estudantes”.

O IPS atribui igualmente Medalhas de Excelência aos trabalhadores Noémia Dimas, Alberto Mimoso e José Cardoso (a título póstumo) pelo excecional comportamento, zelo e competência nas suas funções. O título de Professor Emeritus é atribuído ao docente Jorge Pinto “como reconhecimento pela atividade profissional desenvolvida, ao longo de mais de 30, na ESE/IPS”, percurso em que se destaca o envolvimento em “projetos internacionais de grande envergadura no domínio da formação de professores e da promoção do sucesso escolar”.