PIMEL espera milhares de visitantes de 23 a 26 de junho

A 30.ª edição da PIMEL – Feira do Turismo e das Atividades Económicas de Alcácer do Sal que vai decorrer de 23 a 26 de junho, no novo parque urbano da cidade, espera milhares de visitantes. Essa é a expetativa do presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, revelada na conferência de apresentação do certame que teve lugar a 7 de junho, na Taberna da Herdade da Barrosinha, adiantando que estarão presentes cerca de 80 expositores, entre as quais 14 tasquinhas e dois palcos para espetáculos (principal e secundário).


Vítor Proença sublinhou que “em trinta anos de edições da PIMEL é a primeira vez que vai ser realizada no novo parque urbano, uma cidadela que foi intervencionada do ponto de vista urbanístico, um investimento de 4,5 milhões de euros na recuperação do espaço, com um parque de estacionamento de 200 lugares”, recordando que no passado “o estacionamento era uma anarquia completa e o parque de feiras deixou de ter lama e pó, um aspeto degradado e decadente”.


O edil destacou este parque urbano dispõe de todas as infraestruturas enterradas como saneamento, abastecimento de água e eletricidade bem como instalações sanitárias e balneários para os feirantes. “Vamos ter tasquinhas com todas as condições e acabam aquelas barracas que alugávamos temporariamente” e “não vemos cabos aéreos nem postes, mas caminhos, um jardim e um parque urbano que pode ser usufruído pela população e usado para eventos várias vezes por ano, dando outra projeção a Alcácer”, adiantou Vítor Proença.


O presidente do município disse ainda que “vamos ter um programa muito intenso”, realçando a apresentação do novo hino de Alcácer do Sal, da autoria do cantor Toy (música e letra) que será apresentado na cerimónia de inauguração do certame, no dia 23 de junho, às 18h00, no Pavilhão Gracieta Baião. “O hino de Alcácer do Sal é algo que honra o Toy, o município e a população vai ter orgulho neste hino que fala do nosso município e de todas as freguesias”, disse.


Toy disse que “este hino surgiu naturalmente de uma conversa entre amigos, identifico-me muito com Alcácer, o meu avô vinha muito para aqui comer a pinhoadas, o camarão que se vende à beira rio, visitar o castelo e a Comporta”, revelando que os direitos de autor foram oferecidos ao município. “Alcácer do Sal tu és afinal, a linda cidade, a lenda de Almira, de amor suspira, pela nossa gente; Alcácer do Sal moura encantada, não há outra igual, história e presente, tu és diferente”, é o refrão.


Vão passar pelo palco principal do certame David Carreira (dia 23), Fábia Rebordão (dia 24, Dia do Município), Pedro Abrunhosa (dia 25) e Diogo Piçarra (dia 26), com todos os espetáculos a ter início pelas 22h00, com entrada gratuita, tal como a própria PIMEL. Para além destes concertos destacam-se, no âmbito do certame, a animação musical, de dança e atividades desportivas, a realização dos habituais concursos de mel, doçaria e petiscos, a presença do Espaço Criança e do comboio turístico, as tradicionais tasquinhas, um Wine Bar, uma corrida de toiros, caixas de multibanco pela primeira vez. A estes, juntar-se-ão a exposição de gado e máquinas agrícolas e a realização de atividades equestres.


“Parabéns, PIMEL – 30 edições” é uma coorganização do Município de Alcácer do Sal, Associação de Agricultores e Caixa de Crédito Agrícola de Alcácer do Sal e Montemor-o-Novo, e tem por foco a comemoração das 30 edições do certame.


De referir que à margem da PIMEL, a câmara municipal promove, nos dias 24, 25 e 26 de junho no Parque Urbano da cidade, a PIMEL KID’S CUP, torneio de futebol de 5×5 que abrange crianças do 1º ciclo de escolaridade (Escalão A – 1 e 2 anos; Escalão B – 3 e 4 anos).