Passagem desnivelada das Fontainhas vai ser demolida

A Câmara Municipal de Setúbal está a elaborar um projecto de demolição da passagem desnivelada das Fontainhas e a construção de outra junto à Pedra Furada, no seguimento da avenida D. Manuel I.

“Já temos orçamento para a demolição da passagem desnivelada das Fontainhas”, revelou ao Setúbal Mais a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, adiantando que quer avançar com a obra até ao final deste mandato (2021).

“O processo para a construção da outra passagem desnivelada já foi autorizado pela Infraestruturas de Portugal (IP), e estamos a elaborar o projecto”, acrescentou a presidente. “Há uma verba a pagar pelo IP que está a ser negociada e o restante investimento será da responsabilidade da câmara”, frisa a edil sadina.

Numa segunda fase, a autarquia quer avançar com um plano de transportes públicos para esta zona. “É um projecto que estamos a pensar ainda neste mandato”, revelou, acrescentando que depende de negociações com a Refer.

“O projecto inclui uma paragem rodoviária da estrada da Graça, em terrenos privados, que terão de alvo de negociações e esse processo está um pouco mais atrasado”, frisou a edil sadina.

Recorde-se que na tomada de posse em Outubro de 2017, Maria das Dores Meira prometeu a requalificação da zona das Fontainha que prevê a demolição do viaduto sobre a linha de caminho-de-ferro e a construção de um novo viaduto na zona nascente, no final da avenida D. Manuel I, bem como um novo jardim à beira-rio, que irá beneficiar toda aquela zona da cidade.

“Gostaríamos também de retirar dali a linha ferroviária, se a REFER, Rede Ferroviária Nacional, se chegasse à frente para pagar uns milhões de euros e `enterrar´ o comboio [na zona das Fontainhas], isso é que era”, disse Maria das Dores Meira.