Parque Verde da Bela Vista já conta com 4 campos de ténis

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, salientou o investimento em infraestruturas desportivas em curso no concelho, durante a cerimónia de inauguração da obra de requalificação de dois campos de ténis e da construção de mais dois, no Parque Verde da Bela Vista, realizada a 3 de agosto. Trata-se de um investimento de cerca de 100 mil euros, realizado em parceria pelo município sadino, o Clube de Ténis de Setúbal, a Federação Portuguesa de Ténis e pela Associação de Ténis de Setúbal.

O autarca disse que a câmara municipal preocupa-se em “garantir a formação na área do desporto” e tem “procurado investir nesse sentido”, sublinhando que os equipamentos existentes “começaram a ser limitados para a procura”, pelo foi tomada a decisão de “investir significativamente neste domínio”.

A construção de mais um pavilhão desportivo municipal nas Manteigadas, para “reforçar a capacidade” do existente, e a “requalificação e criação de melhores condições” no Pavilhão Municipal do Viso, que “vai entrar brevemente em obra”, foram alguns investimentos destacados pelo edil, traçando o “objetivo da criação de mais um grande pavilhão municipal em Azeitão”.

Respeitante ao futebol, recordou que o Campo Municipal das Pedreiras, também no Viso, “entrará em obra brevemente” e vai avançar igualmente a requalificação do Campo Municipal das Praias do Sado.

“Isto dá a ideia do reconhecimento, por parte da câmara municipal, da procura e de nós criarmos as condições para dar resposta a essa procura”, agradecendo “muito” as parcerias como a que deu origem ao investimento nos campos de ténis do Parque Verde da Bela Vista, porque elas permitem fazer “um caminho mais dedicado à oferta” às populações.

“Esperemos que estas parcerias se continuem a desenvolver. Nós temos um território que precisa de investimentos na área do desporto. A câmara municipal e as juntas de freguesia, com quem temos uma parceria muito estreita, estão sempre disponíveis para encontrar soluções para garantir a prática desportiva dos nossos jovens em todas as freguesias do nosso concelho”, concluiu.

O presidente do Clube de Ténis de Setúbal (CTS), António Estêvão, considerou que a inauguração é “um grande desafio” para o clube, que passa a ter um polo pela primeira vez, na freguesia de São Sebastião, depois de anos de “intensa atividade” nas instalações nas Palmeiras, na União das Freguesias de Setúbal.

António Estêvão disse que o clube espera “contribuir para espalhar ainda mais o nome do concelho e da cidade de Setúbal”, destacando o seu caráter “inclusivo”, com desporto adaptado e um projeto com autistas, e notou que o CTS aumenta assim o número de campos em 50 por cento, passando a dispor de um total de 12.

“O Campeonato Nacional de Sub-14, recentemente disputado nas nossas instalações, já usou os campos da Bela Vista, se não tinha sido impossível fazer a qualificação”, afirmou o responsável, adiantando que o CTS trabalha muito com as escolas e que o Instituto Politécnico de Setúbal desenvolve o módulo de ténis do curso de Desporto nas instalações do CTS.

 “O nosso compromisso é fomentar o ténis na região”, afirmou António Estêvão, salientando que o CTS tem o objetivo de “formar jovens” e é “o clube em Portugal que organiza mais provas nacionais da Federação Portuguesa de Ténis”, além de também acolher provas internacionais, quer de ténis em pé, quer em cadeira de rodas.

O presidente da Federação Portuguesa de Ténis (FPT), Vasco Costa, notou que a entidade tem apoiado vários projetos de infraestruturas, mas nenhum teve “a rapidez deste”, pois o protocolo assinado em 16 de dezembro de 2022 previa que a requalificação estivesse concluída em dois anos “e ficou feita em um ano e meio”.

 O presidente da Associação de Ténis de Setúbal, Fernando Alves, revelou que o organismo vai organizar “alguns campeonatos regionais e outros eventos” no complexo do Parque Verde da Bela Vista.

Para o presidente da Junta de São Sebastião, Luís Matos, a freguesia e o concelho de Setúbal “são valorizados” com este equipamento desportivo.