Papa Francisco nomea D. Américo Aguiar como bispo de Setúbal

O Papa Francisco nomeou hoje, 21 de setembro, D. Américo Manuel Alves Aguiar como Bispo de Setúbal. Por curiosidade, é da mesma terra do primeiro bispo de Setúbal, D. Manuel Martins, de Leça de Balio, Matosinhos.

D. Américo Aguiar será o 4.º Bispo da diocese sadina após um período de Sede Vacante que se iniciou a 28 de janeiro de 2022, aquando da nomeação de D. José Ornelas como Bispo de Leiria-Fátima.

O Bispo eleito de Setúbal, D. Américo Aguiar, será criado Cardeal no Consistório do próximo dia 30 de setembro. O Papa Francisco anunciou a sua nomeação cardinalícia a 9 de julho de 2023. Será o quarto cardeal eleitor português num futuro Conclave, além de D. Manuel Clemente, D. António Marto e D. José Tolentino de Mendonça.

Atualmente é, também, presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 e presidente do Conselho de Gerência do Grupo Renascença Multimédia.

É, ainda, capelão nacional da Liga dos Bombeiros Portugueses; Provedor do Doente do Centro Hospitalar de São João, no Porto; membro da Plataforma dos Media Privados (PMP); e presidente da Assembleia Geral da Associação Corredor do Rio Leça, Associação de Municípios Santo Tirso, Valongo, Maia e Matosinhos.

Numa mensagem ditigida à Diocese de Setúbal, o novo bispo afirma que ““venho para Setúbal de coração aberto, com os medos normais de quem se sabe frágil porque humano, mas cheio da esperança que vem de Deus, que nos leva mais longe, que nos faz superar dificuldades e tropeços, que nos faz acreditar que é possível construir um mundo mais justo, mais fraterno, mais transparente”.

“Neste momento permitam-me que sublinhe a minha relação e amizade com D. Manuel Martins, o homem que assumiu a criação desta diocese, um bispo inquestionável na história da Igreja em Portugal, que se fez grande ao lado dos mais pequenos, dos mais pobres, dos mais esquecidos”, refere ainda o bispo na saudação à Diocese de Setúbal. Nas suas intervenções públicas, é frequente D. Américo Aguiar falar de D. Manuel Martins, o primeiro bispo de Setúbal, que ficou conhecido como “o bispo dos pobres” ou o “bispo vermelho”.

Pode ler a biografia de D. Américo Aguiar em https://diocese-setubal.pt/bispo-diocesano/