Palmela

Palmela vai ter Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo

A Câmara Municipal de Palmela vai avançar com a elaboração do PEDT.PLM – Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo para o Município. Trata-se de um documento de planeamento que surge da necessidade de antecipar os novos desafios, e construir o futuro em articulação com os instrumentos de planeamento turístico regionais e nacionais.

Para o vice-presidente do município palmelense, Luís Miguel Calha, “o Plano Estratégico vai antecipar os desafios de futuro do turismo, adaptando a oferta às novas tendências do turista moderno”, sublinhando que “o ajustamento da atual estratégia vai permitir aumentar a competitividade do território, bem com criar bases sólidas de sustentabilidade desta importante atividade”.

Luís Miguel Calha, que é também vereador do Turismo, considera que “vamos ter um plano estratégico participado por todos, desde os agentes turísticos à população”, e “apostar de uma forma muito forte no apoio ao investidor”, acrescentando que “neste momento temos mais de 10 unidades hoteleiras que pretendem instalar-se no concelho”.

“O que me faz acreditar que as sementes do futuro deste processo permitirão qualificar, diferenciar e a inovar a oferta turística, contribuindo para uma crescente modernização e atratividade de Palmela, antecipando também os desafios que o novo aeroporto irá trazer à região”, conclui.

A empresa vencedora do concurso para a elaboração do Plano foi a IDTOUR – Unique Solutions, a primeira spin-off em Portugal, especializada na área do Turismo, criada na Universidade de Aveiro em 2008, que conta com a colaboração de uma vasta rede de investigadores, académicos e profissionais deste setor.

A cooperação entre a IDTOUR e o município de Pamela tem como objetivo principal envolver e aprofundar as relações com os agentes económicos do território e dinamizar os recursos endógenos, para definir as melhores estratégias para impulsionar e monitorizar o desenvolvimento do Turismo no concelho.

A metodologia a adotar conjuga o trabalho de natureza técnico-científica com a promoção da participação pública, através de entrevistas, inquéritos, focus groups e workshops temáticos.

Inicialmente, será produzido um documento de orientação estratégica (PLM Tourism Vision’2030). Após a habitual discussão pública, será consolidado o PEDT.PLM que vai integrar, para além do diagnóstico prospetivo, os diferentes instrumentos e ferramentas de gestão operacional, o plano de ação e o respetivo modelo de governance, assim como o Guia de Apoio ao Investidor.

admin

Recent Posts

Júri do concurso das Marchas de Setúbal acusa autor da música dos Ídolos da Praça de plágio mas coletividade nega

O júri do concurso das Marchas Populares de Setúbal acusa o autor da música da…

17 horas ago

Catarina Marcelino lidera lista única à presidência da concelhia do PS do Montijo

Catarina Marcelino, presidente da Assembleia Municipal do Montijo, lidera a lista única à presidência da…

2 dias ago

Júri das Marchas de Setúbal acusa autor da música dos Ídolos da Praça de plágio

O júri do concurso das Marchas Populares de Setúbal, presidido por Deolinda de Jesus, acusa…

3 dias ago

Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau vence concurso das Marchas Populares de Setúbal 2024

A marcha do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau com o tema "Não me…

3 dias ago

Candidatura da Arrábida a Reserva da Biosfera da Unesco já foi entregue

A candidatura da Arrábida a Reserva da Biosfera foi entregue, a 17 de junho ao…

5 dias ago