Ocean Alive sensibiliza 1.594 pessoas da comunidade náutica (406 embarcações) para preservação do estuário do Sado

Este verão, a Ocean Alive sensibilizou 1.594 pessoas da comunidade náutica (406 embarcações), para a preservação do estuário do Sado.

Esta foi a 3º edição da campanha “Quem vai ao Mar, Protege o Lugar” da Ocean Alive, o 2º ano em parceria com o ActivoBank e o 1º com a Sea Trees pela Sustainable Surf. A campanha visa dar a conhecer as pradarias marinhas, onde se localizam e quais as boas práticas de navegação que as protegem.

A campanha decorreu aos fins de semana, de julho a setembro e incluiu a sensibilização da comunidade piscatória, durante a Festa da Nossa Senhora do Rosário de Tróia, na Caldeira.

“Os resultados da sensibilização direta mostram que, metade das pessoas sensibilizadas já sabia o que são pradarias marinhas! Mas a maioria ainda não sabe onde estão as pradarias no estuário e como é que os barcos podem ajudar a protegê-las”, refere a Ocean Alive.

“Para reforçar a nossa mensagem, distribuímos folhetos e afixámos cartazes em marinas, lojas de náutica, de comércio local e de marítimo-turísticas”, adianta.

Um agradecimento do fundo do mar aos Voluntários pelo Mar, à comunidade nauta, às entidades e empresas que colaboraram na campanha:

No apoio da divulgação das boas práticas: marítimo-turísticas Sado Emotion , Rotas do Sal , Vertigem Azul, Na Ilha, SadoArrábida , Natural Park Boat Tours , BoatCenter-Serviços e Actividades Náuticas, S.A. e Setubalalive – Aluguer de Barcos & Passeios de barco privados , Clube Naval Setubalense, Doca das Fontaínhas, Marina de Tróia e às lojas de comércio local, Casa Pita e Pancada do Mar.

No apoio ao transporte dos voluntários: a comunidade nauta, Atlantic Ferries e marítimo-turísticas Taxi Boat & Rent a Boat , Boat Ride Sado e Na Ilha.