Setúbal

Obras de recuperação do Museu de Setúbal/Convento de Jesus avançam para última fase

A última fase do projeto de recuperação do Museu de Setúbal/Convento de Jesus – Alas Norte e Nascente, com a beneficiação e o alargamento da área expositiva do equipamento cultural, num investimento de 2 milhões 299 mil e 27 euros, valor a que acresce o IVA, vai avançar já no início de fevereiro. O prazo de execução é de 420 dias.

Esta intervenção, promovida pela Câmara Municipal de Setúbal, visa, após duas fases anteriores de obras, finalizar a recuperação do Museu de Setúbal/Convento de Jesus, com a execução de trabalhos no interior das salas expositivas, localizadas nas alas norte e nascente, que incluem os projetos de conservação e restauro, museografia e de iluminação museológica.

A empreitada, que incide nos pisos 0 e 1, inclui o alargamento da área expositiva e beneficiações na zona exterior, designadamente no Pátio do Claustro.

Trabalhos de especialidades ao nível de estruturas, instalações elétricas e instalações mecânicas de climatização e ventilação estão também programados.

O projeto de requalificação do Museu de Setúbal/Convento de Jesus inclui três fases de intervenção, representando um investimento global de perto de nove milhões de euros, com a Câmara Municipal, que conduz o processo ao assumir uma responsabilidade da competência da Administração Central, a suportar metade do valor, advindo o restante de fundos comunitários resultantes de candidaturas aprovadas pelo Lisboa 2020 – Programa Operacional Regional de Lisboa.

A primeira fase das obras de requalificação, concluída em 2015, incidiu na recuperação estrutural de todo o convento, com execução da cobertura e restauro da ala poente.

A ala nascente e duas outras salas foram também intervencionadas e construiu-se um novo edifício para a área técnica do Museu de Setúbal.

Nesta mesma fase, procedeu-se ao escoramento integral da Sala do Coro Alto e Deambulatório, uma vez que apresentava sinais de degradação muito avançados.

A necessidade de centrar atenções na Sala do Coro Alto fez com que os trabalhos previstos na primeira empreitada não tenham sido concluídos no piso térreo, para assegurar a prevenção e salvaguarda do património integrado até estarem garantidas as condições de estabilidade e segurança”.

Na segunda fase do projeto, concluída em outubro de 2020, foi executada toda a envolvente exterior do Convento, assim como o Deambulatório, a cafetaria, duas salas, a Sala da Roda e instalações sanitárias.

O sistema composto de reboco à base de cal para o revestimento exterior do edifício está enriquecido com cortiça, incorporando, assim, capacidades desumidificantes e de isolamento térmico e acústico.



A conclusão da segunda fase do projeto permitiu a reabertura de mais espaços de visita ao público, em particular a Sala do Capítulo, os Claustros e a Sala do Coro Alto.



Em simultâneo, na Igreja de Jesus procedeu-se a uma intervenção de luminotécnica, destinada a melhorar a eficiência energética do edifício e, também, a destacar todos os elementos arquitetónicos e decorativos que definam as três naves do templo e da capela-mor.



No exterior, o Largo de Jesus, espaço público defronte do edifício conventual, foi totalmente renovado, com a criação de amplas zonas de relva e árvores, após uma intervenção que incluiu a recuperação e relocalização para a posição original do cruzeiro ali instalado.

admin

Recent Posts

Tribunal de Setúbal declara Vitória Futebol Clube insolvente

O Tribunal de Setúbal declarou a 3 de maio o Vitória Futebol Clube insolvente após…

1 dia ago

BB Blues Fest de 30 de maio a 2 de junho na Moita

O BB Blues Fest está de regresso, para a sua 13ª edição, entre os dias…

2 dias ago

Méee Festival Folk leva música e dança a Quinta do Anjo

A aldeia de Quinta do Anjo, no concelho de Palmela, enche-se de música e dança…

2 dias ago

GNR deteve homem com catana em Alcácer do Sal

O Comando Territorial da GNR de Setúbal, através do Posto Territorial da Comporta, deteve no…

2 dias ago

Parlamento Europeu aprova diretiva de incentivo à reparação de produtos

O Parlamento Europeu (PE) aprovou a diretiva que introduz um novo direito à reparação para…

3 dias ago

“Em cada Rosto, Igualdade” de alunos de Palmela conquista júri do Kid´s Guernica

O trabalho “Em cada Rosto, Igualdade”, elaborado pelos alunos Luisa de Oliveira da Silva Prata,…

3 dias ago