Setúbal

Obras de reabilitação do Bairro das Manteigas custam 4,7 milhões e arrancam a 27 de março

As obras de reabilitação do Bairro das Manteigadas, um investimento superior 4,7 milhões de euros realizado no âmbito da Estratégia Local de Habitação de Setúbal e financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, vão arrancar a 27 de março.

O prazo de 480 dias para a execução de intervenções, nos dois lotes, em espaços comuns e a profunda renovação de cozinhas e instalações sanitárias de 113 fogos de habitação pública, a par com uma renovação ligeira na restante área das habitações.

A intervenção visa ainda a promoção da acessibilidade de pessoas com mobilidade condicionada ao interior dos edifícios e a renovação das redes de abastecimento de gás e água, drenagem de esgotos e telecomunicações, com alteração do posicionamento dos respetivos contadores para o piso térreo, em armário técnico próprio, bem como a realização de alguns melhoramentos nos vestíbulos e caixas de escadas.

A empreitada “Reabilitação do Bairro das Manteigadas – Intervenção em Espaços Comuns, Cozinhas e Instalações Sanitárias – Abertura de Procedimento de Contratação Pública – Concurso Público por Lotes” foi lançada com base nas prioridades definidas para a requalificação do parque habitacional municipal.

Insere-se no âmbito da aprovação da Estratégia Local de Habitação e da publicação do Aviso n.º 01/CO2-i01/2021 – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação através do investimento RE-CO2-i01 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Submetida em 8 de junho de 2022, a candidatura número 59893 “Reabilitação de 113 fogos – Reabilitação do Bairro das Manteigadas” foi aprovada através da celebração do contrato de comparticipação assinado em 23 de junho.

A intervenção do Lote 1, com o valor de dois milhões, 677 mil e 716,03 euros, abrange os edifícios com os números de polícia 21, 23, 25, 27, 29 e 31 da Rua do Cercal e 2, 4, 6, 8 e 10 da Travessa João Augusto da Rosa. A do Lote 2, no valor de dois milhões, 56 mil, sete euros e 53 cêntimos refere-se aos edifícios números 2, 4, 6 e 8 da Rua João Augusto Rosa e 1, 3, 5 e 7 da Rua João Augusto Rosa.

O valor global da empreitada é de quatro milhões, 733 mil e 723,56 euros, aos quais acresce a taxa de IVA em vigor.

Este projeto de reabilitação, que pretende dar uma resposta objetiva ao Plano de Recuperação e Resiliência – 1.º Direito, introduz uma profunda renovação das cozinhas e instalações sanitárias das frações habitacionais, a par com uma renovação ligeira na restante área dos fogos, e vai promover a acessibilidade de pessoas com mobilidade condicionada ao interior dos edifícios, priorizando a intervenção nos pisos térreos.

Serão ainda feitas melhorias no interior das frações dos pisos superiores, ao nível da mobilidade, apesar de o respetivo acesso ter de continuar a ser feito por escada, a par com uma intervenção de reabilitação nas áreas comuns dos edifícios.

Para garantir a acessibilidade a todos os edifícios, o projeto inclui uma área exterior contígua aos mesmos, que corresponde ao “percurso acessível” e integra elementos arquitetónicos junto das fachadas principais, com rampa e escada, segundo a topografia do local e a implantação dos lotes.

Nas áreas comuns, são substituídos o pavimento nos vestíbulos dos pisos térreos e nos patamares dos pisos superiores e os rodapés em toda a área de pavimentos e escadas, pintadas as paredes e tetos e aplicado teto falso no vestíbulo do edifício, onde é necessário promover algum atravessamento de cablagem para a área técnica, contígua às escadas.

Nas frações habitacionais, todas as portas exteriores são substituídas por portas de segurança reforçadas com chapa no interior, para assegurar durabilidade, resistência e segurança das famílias residentes.

Todas as portas interiores nos fogos serão igualmente substituídas, para que, tal como no caso das exteriores, garantam a passagem livre de 80 centímetros de largura por 200 centímetros de altura.

As cozinhas, com uma nova configuração espacial, que permite incluir uma área de refeições formais e outra destinada a passar a ferro e/ou costurar roupa, vão ser dotadas com novos armários e eletrodomésticos mais eficientes do ponto de vista energético – vão ser instalados placa, forno, exaustor e caldeira, mas não frigorífico e máquinas de lavar louça e roupa.

As instalações sanitárias, que recebem novas loiças e torneiras com maior eficiência hídrica, são alteradas conforme vontade expressa pelos moradores, com a substituição da banheira por poliban na maior parte dos fogos.

Nos restantes compartimentos, espaços de circulação e despensa serão realizados alguns melhoramentos ao nível dos revestimentos – pavimentos, paredes e tetos –, com as redes de infraestruturas a passarem em teto falso nos espaços de circulação, o qual terá iluminação através de um sanca de luz, com aplicação de fita LED.

Este projeto é antecedido por um outro, designado “Projeto de Reabilitação do Bairro das Manteigadas – Eficiência energética”, o qual compreende uma intervenção em toda a envolvente exterior dos edifícios, com vista a melhorar a eficiência energética do bairro, numa empreitada da empresa J.C.N.F. Construções, Lda.

Na intervenção exterior em curso é aplicado isolamento térmico nas paredes, coberturas e caixas de estore e substituída a caixilharia com vidro simples por caixilharia com vidro duplo em PVC e/ou em alumínio com corte térmico, que garante um melhor desempenho energético, assim como os respetivos dispositivos de sombreamento (estores), entre outros trabalhos.

admin

Recent Posts

Rota dos Vinhos da Península de Setúbal celebra Dia da Mãe

A Rota dos Vinhos da Península de Setúbal vai celebrar Dia da Mãe (5 de…

1 dia ago

Mural “Tróia. Tão perto. Tão longe! Há 16 anos a ver navios” na zona ribeirinha de Setúbal

O quinto e último mural do “Histórias que as Paredes Contam”, centrado na temática do…

1 dia ago

88 setubalenses distinguidos pelas “Vidas de Trabalho”

Os presidentes da Câmara Municipal de Setúbal e das cinco juntas de freguesia do concelho…

2 dias ago

Samuel Freire e Joana Fonseca vencem Alegro Meia Maratona de Setúbal

Samuel Freire e Joana Fonseca ganharam, a 28 de abril as corridas masculina e feminina…

2 dias ago

Rota do Arroz de 9 a 12 de maio em Alcácer do Sal

A 4.ª edição da Rota do Arroz de Alcácer do Sal vai decorrer de 9…

3 dias ago

Azeitão inaugura escultura sobre 25 de abril no Parque Bacalhôa II

A Junta de Freguesia de Azeitão inaugurou uma peça escultórica dedicada à Revolução dos Cravos…

4 dias ago