Noite dos Investigadores na Casa da Baía em Setúbal

Setúbal associa-se, pelo segundo ano consecutivo, à Noite Europeia dos Investigadores, a 29 de setembro, com um conjunto de atividades gratuitas na Casa da Baía, que visam aproximar a ciência da população em geral.

“Construir Pontes: O Diálogo entre Ciência e Sociedade” é o tema da edição deste ano que, entre as 10h30 e as 22h00, contempla workshops, visitas guiadas, conversas com investigadores e várias animações para todas as idades.

O evento, que se realiza em diferentes cidades europeias, incluindo Lisboa, Coimbra, Braga, Évora e Setúbal, pretende aproximar a ciência e os cientistas da comunidade, dar a conhecer o trabalho de investigação realizado nos diferentes países e aumentar o interesse das crianças e jovens pela ciência e carreiras científicas.

O programa em Setúbal, organizado numa parceria entre a Câmara Municipal e o IPS – Instituto Politécnico de Setúbal, contempla a mostra “Ciência sai à rua”, de projetos científicos e de investigação, e a exposição “Bonsais”, dinamizada pela Associação Lusitana de Bonsai.

Ao longo do dia, realiza-se um conjunto de workshops destinados à comunidade em geral, a começar com “Sou cientista, porque…”, às 10h30, destinado a crianças do ensino pré-escolar. Há ainda “Um kit para sismos”, às 11h30 e às 16h00, “A nossa cidade inovadora”, às 14h30 e às 19h45, e “A ciência no dia a dia”, às 15h30.

Para as 11h00, 14h45 e 18h30 estão agendadas visitas guiadas ao CIRES – Centro Interpretativo do Roaz do Estuário do Sado e, às 20h00, realiza-se uma visita guiada à Casa da Baía.

A participação nestas atividades carece de inscrição prévia. As escolas devem fazer a inscrição nos workshops pelo preenchimento de um formulário online disponível em https://forms.office.com/e/yHjhtVy5YC.

As inscrições para o público em geral, quer para as visitas guiadas, quer para os workshops, devem ser feitas na ligação https://forms.office.com/e/uuGRi94pn4.

A Mesa redonda “O Diálogo entre a Ciência e a Sociedade”, às 18h00, um momento musical com a atuação das tunas do IPS, às 19h10, e “Conversas Expresso”, às 21h00, compõem o programa da Noite Europeia dos Investigadores.