Setúbal

Município de Setúbal atribui Medalha de Ouro da Cidade a Zeca Afonso

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou, a 15 de Agosto, a atribuição da Medalha de Ouro da Cidade e o título de “Cidadão Honorário de Setúbal” a Zeca Afonso, a título póstumo.

A ligação de Zeca Afonso a Setúbal inicia-se em 1967, onde veio a falecer aos 57 anos, em 1987. Foi nomeado professor no Liceu de Setúbal, mas só lecionou durante o primeiro período porque, “as elites locais e o regime fizeram com que fosse expulso”, refere o município sadino.

“A presença do cantor em Setúbal faz-se sentir, ao longo de duas décadas, em diversos locais, sendo no Círculo Cultural de Setúbal, de que Zeca Afonso foi cofundador, que fez história na cidade de Setúbal. Foi ali que muitos aprenderam a ler, foi ali que se fez oposição à ditadura, foi ali que se viveu o pós 25 de Abril de 1974 e se definiram políticas. Foi ali que ele foi professor sem nada ganhar, que sociabilizou e também teve seguidores, muitos deles jovens”, refere ainda a autarquia.

O Município de Setúbal atribui-lhe, a título póstumo, em 2007 a Medalha de Honra da Cidade na classe de Actividades Culturais.

O Município de Setúbal e diversos parceiros, celebram em 2019, com um intenso programa, os noventa anos do nascimento de Zeca Afonso, uma figura ímpar da cultura, da musica e da política Portuguesa e Internacional.

“Pelo seu papel na transformação do Portugal livre e democrático, a Câmara Municipal de Setúbal decide a atribuição da Medalha de Ouro da Cidade a Zeca Afonso e atribuição do título de Cidadão Honorário de Setúbal”, afirma a presidente da autarquia, Maria das Dores Meira.

Recorde-se que Zeca Afonso nasceu em Aveiro, a 2 de Agosto de 1929, e faleceu a 23 de Fevereiro de 1987, em Setúbal, onde se encontra sepultado no cemitério da Nossa Senhora da Piedade.

A Câmara Municipal de Setúbal atribuiu ainda medalhas às seguintes personalidades que serão entregues a 15 de Setembro, dia do município nos Paços do Concelho:

Medalha de Prata da Cidade – Hospital de São Bernardo

Medalhas de Honra da Cidade: Nas Actividades Culturais – professor Albérico Afonso; aos artistas plásticos Andreas Stocklein e José Matos Cardoso; à cantora Celina da Piedade; Henrique Mateus (fundador do Núcleo de Poesia de Setúbal), a título póstumo; Isabel Mendes, presidente do Coral Infantil de Setúbal; ao escultor João Duarte; a José Maria Dias, director artístico do Teatro Estúdio Fontenova e do Festival Internacional de Teatro de Setúbal; a Maria João Frade, responsável pela programação e actividades culturais da Casa da Avenida, da qual é proprietária.

Classe Ciência e Tecnologia: Escola Secundária de Bocage; Luís Caturra, director de Serviço do Serviço de Pediatria Médica do Hospital de S. Bernardo em Setúbal; ao médico oftalmologista David Martins; aos biólogos José Pereira e Raquel Gaspar; à médica Quitéria Rato, assistente graduada sénior de Cardiologia no Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Setúbal; ao médico cardiologista Ricardo Santos; ao médico cardiologista Luís Soares.

Classe Desporto: Associação de Ténis de Setúbal; Centro Ciclista Azeitonense; Alexandre Silva, treinador adjunto na equipa principal do Benfica; Bruno Lage, treinador do Benfica; Estevão Coutinho, presidente do Grupo Desportivo “O Sindicato”; Henrique Santos, da Associação de Moradores do Bairro do Casal das Figueiras; Joaquim Santos, presidente do Scalipus Clube de Setúbal; João Botelho, da Federação Portuguesa de Canoagem; Nuno Lemos, exerce função de Auxílio nas atividades dos Escuteiros Marítimos de Setúbal.

Classe Associativismo e Sindicalismo: Associação de Solidariedade Social da Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra; Universidade Sénior de Setúbal; Diamantino Afonso, do Externato Rumo ao Sucesso; Nuno Guerreiro Soares, presidente da direcção do Grupo Desportivo “Os Amarelos”; Possidónio Chitas, do Grupo Coral Alentejano Amigos do Independente; Sertório Herrera, presidente da LATI; José Silva, vice-presidente da Associação de Moradores da Quinta da Amizade e Vizinhos;.

Classe Paz e Liberdade: Rúben Carvalho, a título póstumo.

Classe Turismo: Duarte Machado.

Classe Comércio: Manuel Octávio Teixeira, proprietário do restaurante “Novo 10”; João Maria, ligado à moda e decoração.

admin

Recent Posts

Rota dos Vinhos da Península de Setúbal celebra Dia da Mãe

A Rota dos Vinhos da Península de Setúbal vai celebrar Dia da Mãe (5 de…

1 dia ago

Mural “Tróia. Tão perto. Tão longe! Há 16 anos a ver navios” na zona ribeirinha de Setúbal

O quinto e último mural do “Histórias que as Paredes Contam”, centrado na temática do…

1 dia ago

88 setubalenses distinguidos pelas “Vidas de Trabalho”

Os presidentes da Câmara Municipal de Setúbal e das cinco juntas de freguesia do concelho…

2 dias ago

Samuel Freire e Joana Fonseca vencem Alegro Meia Maratona de Setúbal

Samuel Freire e Joana Fonseca ganharam, a 28 de abril as corridas masculina e feminina…

2 dias ago

Rota do Arroz de 9 a 12 de maio em Alcácer do Sal

A 4.ª edição da Rota do Arroz de Alcácer do Sal vai decorrer de 9…

3 dias ago

Azeitão inaugura escultura sobre 25 de abril no Parque Bacalhôa II

A Junta de Freguesia de Azeitão inaugurou uma peça escultórica dedicada à Revolução dos Cravos…

4 dias ago