Montras da baixa de Setúbal ganham nova vida

Cerca de vinte lojas da baixa de Setúbal foram embelezadas artisticamente, a 10 de Agosto, na segunda acção de um projecto de requalificação de imagem urbana, que contou com o envolvimento de diversos artistas da cidade.

“Além da actividade comercial e de decorações originais nas ruas, a Baixa setubalense, com a conclusão desta acção realizada em dois sábados, em 44 lojas, tem agora mais motivos de interesse, com o tradicional espaço de comércio da cidade a ser transformado numa galeria de street art a céu aberto”, refere o município sadino.

Na segunda acção do Montras com Arte foram intervencionadas com obras de arte cerca de duas dezenas de lojas instaladas nas ruas Álvaro Castelões e Antão Girão, no largo da Misericórdia e na travessa de Santa Maria, através da pintura de estores e gradeamentos, elementos pouco apelativos que desde sábado ganharam nova vida.

Promovido pela autarquia, em parceria com a União das Freguesias de Setúbal e Riscas Vadias e com o envolvimento dos comerciantes da Baixa, este projeto procura criar uma nova dinâmica de valorização e atração de visitantes ao centro histórico para lá do período normal de funcionamento do comércio tradicional local.

Com o envolvimento de vários artistas de rua, foram pintadas, através de diferentes técnicas e estilos artísticos, componentes das lojas que só estão visíveis ao público nos períodos de encerramento dos estabelecimentos.

Os especialistas em arte urbana, na maioria setubalenses, utilizaram nas pinturas aspetos relacionados com a cidade ou com a área de negócios de cada uma das lojas.

Aos setubalenses Hatory Pabllo, Luís Sousa, Ricardo Vagos, David Simões, Nuno Batista, Rúben, Filipe Figueiras, Hélio Bray, David Simões, Rick de Melo, Tvfar, Xoto, Flepa e ao coletivo de artistas independentes Explicit Citizens, juntaram-se os lisboetas Matilha, Robot, Utopia e Smile para dar nova vida e cor ao centro histórico sadino.