Montijo assinala Dia Municipal para a Igualdade para evidenciar papel das mulheres na Luta Antifascista

Celebra-se a 24 de outubro o Dia Municipal para a Igualdade e a Câmara Municipal de Montijo associa-se às centenas de organizações representativas da sociedade civil e da esfera pública de todo o território português para celebrar este dia.

Este ano, em que se celebra os 50 anos do 25 de Abril, a Equipa para a Igualdade da Câmara Municipal do Montijo criou um programa que evidencia o papel das mulheres na Luta Antifascista.

Assim no dia 25 de outubro, terá Aula Aberta com a socióloga, Doutora Dulce Morgado Neves, sobre o projeto “ABRIL MATER” – Estudo sobre o parto antes e depois da Revolução de 25 de Abril, na Galeria Municipal do Montijo, às 15h00.

No dia seguinte, 26 de outubro, na sala da Assembleia Municipal, terá lugar a inauguração da exposição “Além das Grades: Mulheres do Montijo na Luta pela Liberdade” e uma Sessão de Esclarecimento, com Maria da Conceição Matos, presa pela PIDE que vem partilhar a sua história.

No final de ambas as iniciativas terá lugar um lanche-convívio aberto a todas e todos as/os participantes.

Recordamos a Câmara Municipal do Montijo foi pela terceira vez, distinguida com o Prémio “Viver em Igualdade”, uma iniciativa promovida pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG).

No dia 24 de outubro, quinta-feira, a vereadora Marina Birrento vai estar presente na cerimónia de entrega do Prémio, que se realiza em Vila de Rei.

Nesse mesmo dia será lançado o 13.º episódio do Podcast Igualdade em Foco que tem como convidada a doutora Dulce Morgado Neves.