Mariza, Bárbara Bandeira e Anjos são cabeças de cartaz das Festas Populares de S. Pedro no Montijo

Mariza, Bárbara Bandeira e Anjos são os cabeças de cartaz das Festas Populares de S. Pedro que decorrerão de 25 de junho a 1 de julho, na cidade do Montijo. São sete dias de festa com 132 eventos.

O presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, salientou que “pela primeira vez na história da nossa terra, temos uma mulher à frente da comissão festas, sendo simbólico”, Ana Cristina Santos, na apresentação do evento que decorreu, a 4 de junho, no Jardim da Casa Mora, saudando todas as coletividades, associações e tertúlias que “fazem as nossas festas”.

Nuno Canta disse que “as nossas Festas Populares de S. Pedro estão vivas porque as tradições de borda de água e da classe piscatória também estão vivas” bem como “as nossas tradições religiosas em honra do santo pescador com as nossas majestosas procissões, a fluvial e a noturna, as arrematações, as evocações, as lavagens dos pés no Dia de S. Marçal, as largadas, as touradas e as esperas que muita gente não gosta, mas que continuamos a ter com orgulho porque representa o que é a alma do Montijo”.

O autarca considera que estas festas são “a celebração da vida, alegria, amizade, cultura e da tradição, mas sobretudo das nossas raízes, daquilo que temos como montijenses do mais profundo, fazendo-nos mais fortes e melhores como pessoas e povo”.

“Este programa é eclético e variado, destacando os três grandes concertos e o fogo de artificio final” disse ainda Nuno Canta, explicando que “com o concerto de Mariza fomos à raiz do fado e da alma portuguesa”, os Anjos que têm “uma ligação forte ao Montijo” e de Bárbara Bandeira”, uma das mais brilhantes estrelas pop do panorama musical nacional.

Já Ana Cristina Santos destacou que “são sete dias com 132 eventos, realizados com a colaboração imprescindível do movimento associativo, das associações, tertúlias e de outras entidades que há muitos anos participam nas festas”. “São mais de 50 associações”, disse a presidente da comissão de festas, explicando que com a escolha destes artistas “procuramos atingir um leque variado de públicos, desde os mais jovens, ao mais tradicional, agradando a toda a gente”.

A responsável anunciou como novidades a instalação de uma bancada para as pessoas assistirem ao desfile das marchas populares com “mais condições e dar mais dignidade aquele momento de apresentação” e um novo palco na avenida dos Pescadores, para resolver questões de segurança.

No final da apresentação foram distinguidas com a entrega de uma placa a quatro senhoras que têm apoiado sempre as festas, nomeadamente Manuela Cavaco, Manuela Vaz Silva, Helena Canastreiro e Anabela Barradas, fazendo as decorações em três dos pátios do bairro dos Pescadores.

As festas serão inauguradas oficialmente no dia 25 de junho às 19h00, frente ao edifício dos Paços do Concelho. Destaque para o concerto dos Anjos, pelas 22h30, no palco da zona ribeirinha.

No dia 27 de junho, é a vez de Bárbara Bandeira subir ao palco na zona ribeirinha. As festas encerram com o concerto de Mariza, a 1 de julho, às 22h00, seguindo-se a queima do batel e a sessão de fogo de artificio.