“Jazz na Vila” regressa de 14 de junho a 19 de julho a Azeitão com concertos gratuitos

A 2ª edição do “Jazz na Vila” traz a Azeitão, entre 14 de junho e 19 de julho, cinco dias de concerto e uma programação diversificada. Todos os concertos são às sextas-feiras, às 21h30 e a entrada é livre.

Após o sucesso da edição de 2023, com mais de 500 espectadores, este ano o “Jazz na Vila” dá os seus primeiros passos enquanto festival. Nesta edição apresenta uma programação diversificada com músicos em diferentes fases de carreira, formações diversas, projetos de música original, de interpretação de standards e ainda a presença de um ensemble constituído por alunos e professores.

Promovido pela Junta de Freguesia de Azeitão em 2024, o Jazz na Vila mantém o formato que lhe é característico, cinco concertos de jazz em cinco localidades dispersas pelo território de Azeitão entre junho e julho.

O Jazz na Vila abre dia 14 de junho com o projeto Francisco Neves trio toca Kenny Wheeler que diz propor-se “ao desafio de traduzir alguns dos temas do compositor e trompetista canadiano para uma formação reduzida”. O concerto de abertura liderado pelo guitarrista conta com a participação do contrabaixista André Pepe e do baterista Ale Damasceno. Será Oleiros a acolher este primeiro concerto.

Segue-se no dia 21 de junho Duarte Ventura trio para um concerto de standards, mas também de originais na Aldeia da Piedade. O vibrafonista faz-se acompanhar por Francisco Brito (contrabaixo) e António Carvalho (bateria).

No dia 28 de junho o festival desce a Vila Fresca de Azeitão para uma estreia de Sara Pestana trio. Segundo a cantora Sara Pestana, este concerto será uma “viagem sem rótulos que nos transporta desde os temas do Cancioneiro Americano (standards de Jazz e temas Pop)”. A atuação conta com Íris Sarai no teclado e João Custódio no contrabaixo.

Depois de um interregno, o festival retoma na primeira quinzena de julho em Vendas de Azeitão, no anfiteatro do Parque da Cooperativa, um espaço ainda não visitado pelo Jazz na Vila. As honras serão de Desidério Lázaro trio, onde André Rosinha no contrabaixo e João Sousa na bateria se juntam ao saxofonista para a apresentação do seu mais recente álbum “MicrUs” no dia 12 de julho.

Para terminar em grande, o Ensemble da Academia de Jazz “Os Franceses”, projeto da escola de música barreirense, reúne-se no auditório da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense no dia 19 de julho. No concerto de encerramento, dez músicos interpretarão um repertório jazzístico com arranjos originais baseados na escrita para big band sob a direção musical de José Monteiro. Serão eles Laura García (voz), Ivo Rodrigues (trompete), Alexandre Pita (trombone), Francisco Menezes (saxofone alto), Igor Silva (saxofone tenor), José Monteiro (clarinete baixo), João Nogueira e David Maia (teclado), João Custódio (contrabaixo) e André Figueiredo (bateria). Segundo o diretor artístico do Jazz na Vila, Francisco Neves, este ensemble “vai dar a conhecer, num esforço coletivo entre alunos e professores, uma outra fase do desenvolvimento das competências de um músico — a aprendizagem, aqui também celebrada sem que haja um sacrifício da qualidade”.