Italiano e alemã vencem Taça do Mundo de natação de águas em Setúbal

O italiano Marcello Guidi e a alemã Lea Boy ganharam, a 12 de outubro etapa setubalense da Taça do Mundo de natação de águas.

“Estamos a promover Setúbal a nível internacional, no desporto e no ponto de vista turístico”, afirmou o presidente do município de Setúbal, André Martins, na etapa setubalense da World Aquatics Open Water Swimming World Cup 2024, realizada esta tarde a partir do Parque Urbano de Albarquel, com meia centena de nadadores em competição, em representação de 13 nações.

A prova, além da notoriedade desportiva, constitui “uma imagem e um apelo para uma visita a Setúbal, a qual, obviamente, tem impactes muitos positivos a nível económico e social na comunidade”, acrescentou André Martins. “É o nosso trabalho, a nossa responsabilidade.”

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal disse ainda que estas provas de natação em águas abertas fazem parte do calendário desportivo setubalense com reconhecido mérito. “Estamos muito satisfeitos por estas organizações nacionais e internacionais escolherem Setúbal ao longo destes anos para estes eventos.”

A maratona aquática na distância de dez quilómetros, organizada pela World Aquatics em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal e a Federação Portuguesa de Natação, teve início às 15h00 com a prova masculina, dominada pela seleção italiana, a que se seguiu, dez minutos depois, a competição feminina.

O italiano Marcello Guidi, com o tempo de 02h08m31s, foi o primeiro a passar o pórtico e vencedor destacado da competição masculina, seguido dos compatriotas Andrea Filadelli, em 02h08m56s, em segundo lugar, e de Dario Verani, 02h08m57s, no terceiro lugar do pódio.

“Foi a primeira vez que ganhei uma medalha de ouro em provas da Taça do Mundo. Estou muito orgulhoso, até porque foi uma prova dura, com um grupo muito forte. Adaptei-me muito bem à temperatura da água e puxei ao máximo na última volta para alcançar a vitória”, afirmou nadador transalpino.

Nas mulheres, o triunfo foi para a alemã Lea Boy, ao terminar os dez quilómetros da maratona aquática, igualmente destacada da competição, com o tempo de 02h18m30s. “A água estava mais fria do que estava à espera. Ainda assim, dei o meu melhor e consegui o objetivo.”

O pódio da competição feminina ficou completo com uma dupla brasileira, concretamente Ana Marcela Cunha, em segundo, que fez o percurso em 02h18m33s, para consolidar a liderança da na World Aquatics Open Water Swimming World Cup 2024, e Viviane Jungblut, em terceiro, com 02h18m34s.

No desafio nas águas do rio Sado, destaque igualmente para o conjunto de atletas da seleção portuguesa de natação em águas abertas, entre os quais constaram Tiago Campos, Diogo Cardoso, Bruno Loureiro, Mariana Mendes, Mafalda Rosa, Ricardo Santos e Tomás Sarreira.

O nadador Diogo Cardoso foi um dos melhores atletas nacionais em prova, ao alcançar o 13.º posto com o tempo de 02h10m51s. “Dei o meu melhor. A expectativa era ficar no grupo da frente. Resguardei-me ao máximo no início e guardei forças para o final. Estou satisfeito pela prestação.”

A World Aquatics Open Water Swimming World Cup 2024, o circuito mundial da Taça Mundo de natação em águas abertas, em edição com cinco etapas, teve início em março com a prova em Soma Bay, no Egito, a que se seguiu, em maio, a competição em Golfo Aranci, na Sardenha, Itália.

Depois da competição desta tarde nas águas de Setúbal, Portugal, a competição de elite desta disciplina da natação prossegue a 26 e 27 de outubro em Hong-Kong, região administrativa especial da China, terminando a 22 e 23 de novembro em Neom, na Arábia Saudita.

“Tivemos em Setúbal os melhores dos melhores, trazendo aquilo que as águas abertas têm de mais espetacular e que demonstra aquilo que tem sido, ao longo de mais de uma década, a competência e capacidade organizativa”, sublinhou o vereador com o pelouro do Desporto na Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina.

O autarca projetou também o próximo ano no calendário desportivo da natação nas águas abertas em Setúbal. “Vamos não só repetir uma etapa do circuito da Taça do Mundo como teremos também um Campeonato da Europa a realizar-se nas águas do rio Sado.”

Além da etapa do circuito mundial desta disciplina da natação, Setúbal acolheu, esta manhã, igualmente a partir do Parque Urbano de Albarquel, duas provas abertas mass event nas distâncias de 500 metros e de 1600 metros, com perto de uma centena de participantes.

Rubén Fuentes, do Lagoa Académico Clube, com o tempo de 7m18s, e Maria Fryxell, de A Onda, em 8m35s, venceram a prova de 500 metros, enquanto Marco Oliveira, do Náutico Académico de Coimbra, em 20m59s, e Sara Alves, do Palmela Desporto, com o tempo de 22m12s, triunfaram nos 1600 metros.