Grupo Desportivo da Volta da Pedra celebra 47.º aniversário com homenagem a Bernardino Primo

A nova Sala de Troféus do Grupo Desportivo da Volta da Pedra (GDVP), concelho de Palmela, presta homenagem a Bernardino Primo, antigo presidente do clube. O GDVP tem grande tradição no ciclismo contando com vários títulos de campeões nacionais.

Florindo Cardoso

A sessão comemorativa do 47.º aniversário do Grupo Desportivo da Volta da Pedra (GDVP), celebrada a 12 de Fevereiro, ficou marcada pela inauguração da Sala de Troféus com o nome de Bernardino Primo, sendo uma homenagem pelo seu trabalho em prol do clube e do movimento associativo.

Participaram nesta cerimónia o vereador da Câmara Municipal de Palmela, Luís Miguel Calha, os presidentes da direcção e da assembleia geral, Jorge Mares e José Manuel Coutinho, respectivamente, os representantes da Associação de Ciclismo do Distrito de Setúbal, José Manuel Santos e da Confederação Portuguesa da Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, Rogério Almeida, e da Federação das Colecividaes do Distrito de Setúbal, Alexandrina Pereira, entre outros.

Sala de Troféus Bernardino Primo

Jorge Mares salientou que Bernardino Primo “é um grande amigo que trabalhou muito por este clube como presidente de direcção e esta Sala de Troféus é uma homenagem justa que ele merece”. “Não há outra sala igual no concelho de Palmela com esta dimensão e dignidade”, disse o dirigente.

O presidente da direcção anunciou que não vai recandidatar-se ao cargo nas eleições marcadas para 27 de Fevereiro, defendendo a renovação dos órgãos sociais. “Sou dirigente desta casa há alguns anos, tenho dado o meu contributo e entendi que há que dar lugar a outros para um rejuvenescimento, pessoas com ideias novas mas que não deixem cair este grande património de 47 anos de história”, frisou.

Em jeito de balanço do mandato, destacou a parceria com empresários que permitiu “a transformação desta casa, prestigiando o GDVP e modernizar o espaço”, atraindo mais pessoas ao local, a remodelação do bar e a instalação de um posto de correios. O dirigente anunciou que “as contas do grupo estão certas” e equilibradas.

Jorge Mares saudou os atletas que representam o clube a nível nacional no ciclismo. “Esta é uma casa de campeões e temos ao longo destes anos sabido desenvolver e dignificar esta modalidade, trazer gente capaz e apoiar os atletas”, salientou o responsável.

O presidente da direcção defendeu ainda a requalificação do espaço exterior da colectividade com a construção de um equipamento desportivo e lúdico e um espaço de estacionamento para servir a população da Volta da Pedra.

Já Luís Miguel Calha felicitou o GDVP pelos “quarenta e sete anos de vida desta prestigiada colectividade, ao serviço da Volta da Pedra, da freguesia e do concelho de Palmela”, destacando a presença dos seis presidentes do emblema que “deram um contributo para fazer do GDVP uma casa de cultura e desporto, como elemento congregador da comunidade, num espaço de convívio e lazer”.

O vereador elogiou a actual direcção pela “visão estratégica ao estabelecer uma parceria com investidores deste concelho, sendo um bom exemplo daquilo que é a cooperação entre o tecido empresarial e o movimento associativo, permitindo um espaço renovado e requalificado, cada vez mais usufruído pela nossa população”. O autarca referia-se à exploração do bar e da sala do GDVP por uma empresa que é responsável pela realização de várias actividades culturais, “contribuindo para a sustentabilidade” do clube.