A X edição da Feira de Chocolate vai realizar-se entre hoje e domingo, de 3 a 6 de Novembro, no Parque de Feiras e Exposições de Grândola. Durante quatro dias, cerca de sessenta expositores servem várias iguarias como crepes, fogaças, licores, hambúrgueres, pizza e lasanha de chocolate, chocolate quente com rum, caipirinhas, tequilha e sangria de chocolate, bombons de azeite e de mel, e outras tentações.
Paulo Santos, reconhecido escultor de chocolate, recém-licenciado e mestrando em artes plásticas, que participa neste certame desde a primeira edição, apresentará um dos seus últimos trabalhos de artes plásticas, executado em chocolate, que consiste numa instalação com seis metros quadrados em suporte de platex. Paralelamente estará a ser executado ao vivo pela sua equipa, Marlene e Jorge Santos, o logotipo da Feira de Chocolate para assinalar as 10 edições do evento. Novidade deste ano, é a presença, no espaço do mestre Pasteleiro Paulo Santos, de Rita Frutuoso, designer de cerâmica. No sábado e domingo, Rita Frutuoso, mestranda em design de produto e docente na Escola Superior de Artes e Design em Caldas da Rainha, irá brindar os visitantes do certame com a demonstração ao vivo, de peças de olaria em chocolate e totalmente feitas numa roda de oleiro.
Os mais novos, para além das guloseimas, têm uma série de brinquedos de animação: insufláveis, carrosséis e a Casinha de Chocolate onde serão dinamizadas actividades lúdico-pedagógicas. De resto, a animação é um dos ingredientes principais da feira. Ao passear pelo certame vai encontrar “estátuas de chocolate”, cruzar-se com os “gigantones” de Cláudia Clemente, com um “chocolateiro gigante”, com as “mascotes de bolo de chocolate” ou com o “forno mágico” e ser surpreendido pelos “remédios do riso”. Pelo palco principal vão passar os Épikos o grupo de cover Pop/rock de Grândola (dia 3 às 21.30h), o ex-D´ZRT Edmundo (dia 4 às 22h), a cantora nacional Romana (dia 5 às 22h) e o grupo de música popular Falta 1 (dia 6 às 15h). Na sexta-feira e no sábado antes dos espectáculos musicais há também performer de manipulação de fogo.
O espaço destinado à realização e demonstração de trabalhos ao vivo e degustações volta a ser dinamizado por conceituados chefs, mestres e chocolatiers. O Show Cook, que mais uma vez conta com a participação das juntas de freguesia na promoção dos produtos típicos da região, vai decorrer de sexta-feira a domingo.