GNR salva texugo atropelado em Sines

A GNR realizou um salvamento de sucesso de um texugo (Mustelidae) através da sua equipa do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) do Destacamento Territorial de Odemira, na rotunda do terminal XXI, no concelho de Sines.

“Este frágil texugo foi vítima de um atropelamento, tendo sido ferido e abandonado”, refere a GNR na sua página oficial do Facebook, acrescentando que o animal foi “encontrado por um popular atencioso, que passava no local” e deu o alerta às autoridades.

O texugo foi entregue aos militares do SEPNA que “lhe prestou todos os cuidados até ser entregue no Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Santo André (CRASSA)”.

O animal está a ser monitorizado até se recuperar, para ser posteriormente libertado no seu habitat natural.

A GNR realça que está foi “uma história com final feliz”, mas deixa o alerta que “juntos desempenhamos um papel crucial na salvaguarda da beleza e do equilíbrio da vida selvagem”.

“Que a recuperação e libertação deste animal no seu habitat natural, nos desperte a consciência, que juntos desempenhamos um papel crucial na salvaguarda da beleza e do equilíbrio da vida selvagem”, adverte a GNR.

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de situações de âmbito ambiental. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.