Mais de seis dezenas de filmes selecionados pelo antigo cineasta e crítico cinematográfico Lauro António são exibidos a partir de 27 de maio no Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal, numa masterclass dedicada ao cinema norte-americano dos anos 80.
A masterclass “Cinema Americano, Anos 80”, com sessões gratuitas, às 21h00 de segundas-feiras, é iniciada a 27 de maio com o filme “Star Wars – Episódio V – O Império Contra-Ataca”, realizado por Irvin Kershner, naquele que é a segunda produção cronológica da saga intergaláctica mais famosa da sétima arte.
Seguem-se, em junho, no dia 3, a exibição de “Amityville, a Mansão do Diabo”, filme de Stuart Rosenberg baseado em factos reais sobre um crime de contornos satânicos, enquanto a 10 passa “A Mulher de Vermelho”, de Gene Wilder, sobre um homem enlouquecido por uma mulher vestida de vermelho.
O ciclo prossegue a 17, com “Alien – O Oitavo Passageiro”, de Ridley Scott, sobre uma tripulação de uma nave espacial que, ao investigar uma misteriosa transmissão, se depara com organismo xenomorfo mortal, enquanto a 24 passa “Vestida para Matar”, de Brian de Palma, sobre uma misteriosa mulher que comete um assassinato.
A masterclass “Cinema Americano, Anos 80”, com sessões já agendadas até meados de agosto, as quais podem ser consultadas no site do Fórum Municipal Luísa Todi, acessível em https://www.forumluisatodi.pt/, conta ainda com a exibição de mais de meia centena de filmes, mais e menos conhecidos do público.
“Poderia ter optado por selecionar apenas obras-primas ou os filmes de excecional qualidade desse período. Seria uma masterclass muito próxima de “filmes que eu amo”, mas não muito representativa dos anos 80”, deixou escrito Lauro António, falecido em 2022, a propósito do novo ciclo cinematográfico.
O antigo cineasta e critico cinematográfico disse ainda que preferiu optar “por selecionar ícones dos anos 80, filmes de qualidade evidente, mas muitos deles longe de serem obras extraordinárias. Algumas comédias, filmes de terror ou fantásticos, filmes de aventuras que são a essência do cinema americano dos anos 80”.