Setúbal

Festival Língua Terra em junho e julho no Fórum Luísa Todi

Dois concertos e uma peça de teatro vão celebrar a cultura dos países de língua oficial portuguesa, em junho e julho no Fórum Municipal Luísa Todi, no âmbito do projeto Língua Terra, do qual a Câmara Municipal de Setúbal é parceira.

O programa abre a 3 de junho com um concerto da cabo-verdiana Elida Almeida, prossegue a 17 de julho com a peça de teatro “Chovem Amores na Rua do Matador”, do moçambicano Mia Couto e do angolano José Eduardo Agualusa, e termina a 23 de julho com um espetáculo do cantor angolano Paulo Flores, tendo todas as sessões início marcado para as 21H30.

Esta é a segunda edição do projeto Língua Terra, que tem como objetivo fomentar as ligações culturais entre África, Europa e América Latina a partir de eventos artísticos e criar pontes entre os países de língua portuguesa.

“Neste segundo ano da produção em Portugal, o projeto Língua Terra irá expandir a presença além das apresentações musicais, incluindo na programação um espetáculo teatral. A ideia é que a cultura PALOP seja celebrada em todas as formas de arte, a contribuir para a representatividade e identificação desta comunidade”, salienta Mónica Cosas, diretora artística do evento.

Elida Almeida, um dos grandes nomes da nova geração de músicos de Cabo Verde – com um repertório que funde os ritmos cabo-verdianos batuque, funaná, coladera e tabanka com os movimentos africanos e o estilo pop –, vai apresentar no Fórum Luísa Todi os êxitos do mais recente disco, “Gerasonobu”, numa noite para celebrar a identidade africana, temperada com energia latina.

Os ingressos deste concerto, agendado para 3 de junho, têm o preço de 12 euros.

No teatro, a 17 de julho, a peça “Chovem Amores na Rua do Matador” é uma adaptação do conto homónimo de Mia Couto e José Eduardo Agualusa, que reflete sobre o conflito entre um moçambicano e as culturas emergentes que incorporam as novas práticas sociais

A encenação tem dramaturgia do próprio Mia Couto e um elenco de atores moçambicanos formado por Angelina Chavango, Horácio Guiamba, Joana Mbalango, Josefina Massango e Violeta Mbilane.

Os bilhetes para a peça “Chovem Amores na Rua do Matador” têm o preço de 10 euros.

A programação encerra a 23 de julho, com o espetáculo “A Narrativa”, no qual o cantor angolano Paulo Flores compartilha com o público as influências e lembranças musicais da infância em Lisboa. O concerto inclui melodias que misturam o romantismo sonoro de Angola, Portugal, Brasil e Cabo Verde.



O serão tem abertura pela baterista, percussionista e compositora brasileira Simone Sou, que tem colaborado com artistas como Chico César, Zélia Duncan, Itamar Assumpção, Zeca Baleiro e Os Mutantes e vai apresentar a sua nova performance solo, na qual partilha uma pesquisa da música do mundo e composições que abrangem poesia, ritmo e melodia inspirados nas manifestações brasileiras (afro-indígena).



Além das atuações de Paulo Flores e Simone Sou, a sessão de encerramento do evento inclui um momento especial com a transmissão do minidocumentário “Língua Terra”, realizado em 2021 e que contou com a participação do artista angolano e de uma equipa intercultural formada por representantes de países lusófonos.



Os bilhetes para a noite de encerramento da edição de 2022 de Língua Terra têm o preço de 12,50 euros.



As entradas para todos espetáculos podem ser adquiridas através da Bilheteira Online, em www.bol.pt.

admin

Recent Posts

Antigo submarino Barracuda foi inaugurado como navio-museu em Cacilhas

O antigo submarino Barracuda foi oficialmente inaugurado, a 9 de maio como navio-museu em Cacilhas,…

12 horas ago

Faleceu Osvaldo Godinho, antigo autarca da Junta de Freguesia de Santo André

Morreu Osvaldo Godinho, aos 88 anos que foi membro do executivo da Junta de Freguesia…

1 dia ago

Porto de Setúbal recebe primeiro navio de cruzeiros de 2024

O porto de Setúbal recebeu hoje, 11 de maio a escala do navio “Le Dumont…

1 dia ago

Município de Alcochete conquista Prémio Autarquia do Ano na categoria de Economia Empreendedorismo e Startups com a incubadora de negócios AlcocheteUP

O município de Alcochete foi distinguido com o Prémio Autarquia do Ano pelo Lisbon Awards…

2 dias ago

Casa Ermelinda Freitas premiada no Japan Wine Challenge 2023

A Câmara Municipal de Palmela aprovou por unanimidade, na reunião pública do Executivo de 8…

2 dias ago

Adega de Palmela recebe “Prémio Cinco Estrelas” na categoria Enoturismo

A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública de 8 de maio,…

2 dias ago