Litoral Alentejano

Festival em Odemira celebra Justiça e Liberdade

O Abril em Odemira – Festival da Justiça e Liberdade vai celebrar a revolução dos cravos entre os dias 13 e 28 de abril, associando-se às comemorações do 50º aniversário do 25 de abril através de uma programação diversificada para promover e evocar os valores da Liberdade e da Democracia.

Ao longo de duas semanas, as ruas e palcos da vila de Odemira acolherão mais de 75 eventos, onde se destaca a música e os grandes concertos, mas também a cultura local, o cante alentejano, a literatura, poesia, exposições e debates, o teatro, o cinema e animação de rua. O programa inclui ainda eventos desportivos e de pirotecnia, bem como a sessão extraordinária da Assembleia Municipal e o Hastear da Bandeira Nacional, como momentos de maior solenidade e protocolo.

Para que toda a vila seja vivida em ambiente de festa e comemoração, os artistas irão apresentar-se em quatro palcos distribuídos por diferentes espaços: Palco Liberdade (Jardim Ribeirinho), Palco Revolução (Largo Miguel Bombarda), Palco Abril (Largo Brito Pais) e Palco Igualdade (Jardim Sousa Prado).

Na música, destaque para os concertos agendados entre os dias 24 e 27 de abril. Na noite de dia 24, atuam Marco Rodrigues e Richie Campbell, enquanto no dia seguinte são os Capitão Fausto e Xutos e Pontapés que garantem a animação. A escolha do público, Wet Bed Gang, sobe a palco no dia 26 de abril. Para dia 27 de abril, o Abril em Odemira – Festival da Justiça e Liberdade propõe um concerto com a Banda Filarmónica de Odemira, com os convidados especiais Pedro Mestre e o Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento e a participação de Mariana Martins e Sónia Barradas.

O festival integra ainda o ciclo temático “25 de Abril, Justiça e Liberdade”, com exposições, colóquios e cinema, para afirmar Odemira como território de Justiça e Liberdade, onde a par da celebração em ambiente de festa se fomenta a reflexão e debate dos valores implícitos à Revolução de Abril.

Desde 1979 que o Município de Odemira celebra de forma marcante a mudança política, social e cultural que ocorreu no país há 50 anos atrás, com a dinamização anual de um programa de atividades de referência da programação local e regional, mobilizando milhares de pessoas para as suas iniciativas. A organização das comemorações “Abril em Odemira – Festival da Justiça e Liberdade” é assumida pelo Município, com a concretização de parcerias com entidades de âmbito nacional, regional e local.

admin

Recent Posts

Morreu Paulo Cardoso, bombeiro de Palmela, em exercício físico

Paulo Cardoso, de 43 anos, pertencente aos Bombeiros Voluntários de Palmela, morreu esta manhã, 15…

12 horas ago

Presidente da Câmara de Setúbal concorda com aeroporto em Alcochete

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, que é também presidente da Associação…

18 horas ago

Semana Académica de Setúbal com Rosinha, Richie Campbell e Plutonio

A Associação Académica do Instituto Politécnico de Setúbal (AAIPS) vai realizar a Semana Académica de…

18 horas ago

Morreu Pedro Freire, jovem músico de Azeitão

Pedro Freire, trompetista da Orquestra Gulbenkian,, jovem músico de Azeitão, faleceu, deixando os amigos e…

2 dias ago

LASA publica álbum com as 17 mais antigas fotografias de Setúbal

Um álbum com 17 fotografias captadas em Setúbal em 1867 vai ser apresentado pela LASA…

2 dias ago

Centenas de alunos participam em desfile de percussão do Festival Internacional de Música de Setúbal

Centenas de alunos dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico do concelho participaram, a…

3 dias ago