Montijo

Festas Populares de S. Pedro no Montijo arrancam a 27 de Junho – Paulo Gonzo é atracção principal

Paulo Gonzo e The Black Mamba são os cabeças de cartaz, das Festas Populares de S. Pedro que vão decorrer de 27 de Junho a 2 de Julho na zona ribeirinha e centro da cidade do Montijo.

A inauguração está marcada para o dia 27 de Junho, pelas 19h00, frente aos Paços do Concelho, onde será cantado o hino das festas pelo Grupo Coral do Montijo, acompanhado da Charanga da Rambóia e actuarão a fanfarra dos Bombeiros Voluntários do Montijo e o Grupo de Percussão Batucando.

A comitiva segue depois pelas ruas da cidade, visitando os pátios engalanados com flores de papel, será colocada uma coroa de flores no Páteo do Padeiro, junto à imagem de S. Pedro, padroeiro do Montijo. Serão ainda hasteadas as bandeiras das tertúlias na rotunda da praça de toiros (Infal).

Esperam-se mais de 300 mil visitantes durante seis dias. O certame vai contar com mais de 200 atuações e 5 mil participantes em palco. O destaque vai para os concertos de “The Black Mamba”, a 27 de Junho, pelas 22h00, no palco da praça da República, e de Paulo Gonzo, a 2 de Julho, à mesma hora e local, seguido de uma sessão de fogo de artifício.

O presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, salienta que a “programação variada e eclética, que reflecte os nossos valores, os valores da abertura e da diversidade, num encontro entre a tradição e a modernidade”. “Este ano, voltamos a convidar os montijenses, os forasteiros e os turistas a reviver as tradições das Festas Populares de S. Pedro”, disse o autarca.

O orçamento das Festas Populares de S. Pedro ronda os 170 mil euros, aos quais acresce “o apoio logístico e de recursos humanos que é disponibilizado pela câmara”, acrescentou Nuno Canta.

Do programa das Festa de S. Pedro, o presidente da Comissão de Festas, José Manuel Santos, destacou:

  • o dia 29 de Junho, com a procissão fluvial às 15h00 e a procissão nocturna às 22h00, “esta última vai contar com 23 andores, sendo por isso uma das maiores do país”;
  • 0 desfile motorizado dos bombeiros e respectivas fanfarras do concelho, Montijo e Canha, pelas ruas da cidade, a 2 de Julho, a partir das 21h00.

Este ano, para além dos espectáculos de música, de dança e de outras artes performativas, das oito largadas, da corrida de touros, do já famoso Bibe Elétrico, há duas novidades:

  • um desfile motorizado das duas corporações de bombeiros do concelho e
  • o Kintal na Via, um percurso musical feito pelas ruas com música direcionada ao público jovem.

 

HM HM

Recent Posts

88 setubalenses distinguidos pelas “Vidas de Trabalho”

Os presidentes da Câmara Municipal de Setúbal e das cinco juntas de freguesia do concelho…

7 horas ago

Samuel Freire e Joana Fonseca vencem Alegro Meia Maratona de Setúbal

Samuel Freire e Joana Fonseca ganharam, a 28 de abril as corridas masculina e feminina…

8 horas ago

Rota do Arroz de 9 a 12 de maio em Alcácer do Sal

A 4.ª edição da Rota do Arroz de Alcácer do Sal vai decorrer de 9…

1 dia ago

Azeitão inaugura escultura sobre 25 de abril no Parque Bacalhôa II

A Junta de Freguesia de Azeitão inaugurou uma peça escultórica dedicada à Revolução dos Cravos…

3 dias ago

Fernando José recandidata-se à presidência da Concelhia do PS Setúbal

Fernando José anunciou a sua recandidatura à presidência da Comissão Política Concelhia de Setúbal do…

3 dias ago

“Árvore da Liberdade” perpetua valores do 25 de Abril

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, considera que a “Árvore da Liberdade”…

3 dias ago