Festas Populares de São Pedro atraem milhares de pessoas

Anselmo Ralph e Luís Represas são cabeças de cartaz

As Festas Populares de São Pedro que vão realizar-se de 26 de Junho a 1 de Julho na cidade do Montijo prometem atrair milhares de pessoas. O certame que decorre durante seis dias mantém as tradições como as procissões em terra e fluvial em honra de São Pedro, as largadas e touradas e os arraiais com bailes populares nos pátios da cidade.

As festas são inauguradas a 26 de Junho às 19h00, em cerimónia frente aos Paços do Concelho, presidida pelo presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta. Terá lugar o hastear das bandeiras com a fanfarra dos Bombeiros Voluntários do Montijo, actuação conjunta Grupo Coral do Montijo e Charanga da Rambóia para interpretar o hino das Festas Populares de S. Pedro, actuação do Grupo de Percussão Batucando. A comitiva de convidados visita depois as actividades na praça da República e avenida dos Pescadores com as crianças e jovens das colectividades e associações do concelho, os pátios com colocação de uma faixa temática, a colocação de uma coroa de flores no páteo do Padeiro junto à imagem de S. Pedro.

No primeiro dia do certame, o destaque vai para o concerto de Luís Represas, às 22h30, na praça da República. À meia-noite, é a vez do “Bibe eléctrico” sair à rua com banda ao vivo, saindo do largo da Sibéria percorrendo depois as artérias da cidade.

No dia 27 de Junho, destaque para IV Encontro de Embarcações Típicas do Tejo, às 11h30, na frente ribeirinha. Às 22h30, realiza-se o concerto com Belito Campos, na praça da República.

No terceiro dia de festa, 28 de Junho, realiza-se às 22h00, na Praça de Toiros Amadeu Augusto dos Santos a 9ª Grande Corrida da Adega de Pegões, com os cavaleiros Luís Rouxinol, Pablo Hermoso de Mendonza e João Moura Caetano, os grupos de forcados amadores da Tertúlia Tauromáquica do Montijo, Amadores do Montijo e Aposento do B. V. de Alcochete. Toiros da ganadaria Irmãos Moura Caetano. Prémio “Adega de Pegões” para a melhor Pega. A partir das zero horas, decorrerá a Grande Noite de Comes e Bebes e, do Pescador “O Grande Churrasco”, na rua Joaquim d’ Almeida e no bairro dos Pescadores.

No dia 28 de Junho, cumprem-se as tradições religiosas. Pelas 11h30 começa a Procissão Fluvial com saída do Cais dos Vapores rumo à Base Aérea n.º 6 e regresso às 12h30 rumo ao Cais das Faluas, com várias dezenas de embarcações engalanadas a acompanhar as imagens. Uma hora depois, a procissão segue até à Igreja Matriz acompanhada pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários do Montijo e Banda da Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro. Às 18h00 celebra-se a Missa Solene de São Pedro na Igreja Matriz, acompanhada pelo Conservatório Regional de Artes do Montijo. Às 22h00, outro momento alto das festividades religiosas com a procissão nocturna de São Pedro, com início na Igreja Matriz, acompanhada pela charanga da GNR a cavalo; Banda da Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro; Banda da Academia Musical União e Trabalho; Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense; Fanfarra dos Bombeiros Voluntários do Montijo e Bombeiros Voluntários de Canha.

No dia 30 de Junho, pelas 9h00 cumpre-se a tradicional “Lavagem” na Quinta do Saldanha. Saída junto à sede da União Piscatória até à Ermida do Senhor dos Aflitos e regresso ao ponto de partida. Às 11h00 realiza-se o IV Concurso de Barcos Engalanados, na frente ribeirinha, e à mesma hora a tradicional arrematação de bandeiras e imagens, Junto à sede da União piscatória. Segue-se às 13h00 o tradicional almoço da classe piscatória. Destaque ainda para o I Cruzeiro em Honra de São Pedro Montijo – Seixal (Embarcações Típicas do Tejo), às 14h00, na frente ribeirinha; o Cortejo Marialva com campinos trajados a rigor e cabrestos, pelas 16h30, com saída e chegada da rua Joaquim d’Almeida. À noite, haverá desfile de marchas populares (22h00) e o concerto de Fernando Correia Marques, pelas 22h30, no largo da Caldeira.

As Festas encerram a 1 de Julho com o concerto de Anselmo Ralph, às 22h00, na praça da República. À 00h00, terá lugar o encerramento oficial das Festas Populares de S. Pedro 2019, com um espectáculo de fogo-de-artifício piromusical, com a tradicional queima do batel, na zona ribeirinha.