Montijo

Festas Populares de S. Pedro esperam 300 mil visitantes – Paulo Gonzo e “The Black Mamba” são cabeças de cartaz

As Festas Populares de S. Pedro, que decorrem de 27 de Junho a 2 de Julho na cidade do Montijo, esperam 300 mil visitantes.
Esta é a expectativa do presidente da comissão de festas, José Manuel Santos, revelada na conferência de apresentação do certame que decorreu a 5 de Junho, na zona ribeirinha, adiantando que ao longo dos seis dias vão realizar-se 200 eventos, 5 mil actuações e 8 largadas.
José Manuel Santos destacou o concerto de abertura com os “The Black Mamba”, no palco da praça da República, no dia 27 de Junho, pelas 22h00, e o de encerramento, com Paulo Gonzo, no dia 2 de Julho, no mesmo local e hora. “Paulo Gonzo é um ícone da música portuguesa que já tínhamos tentado por diversas vezes trazer às festas e só este ano foi possível”, disse o responsável.
O presidente da comissão de festas destacou da programação, a cerimónia de inauguração, frente aos Paços dos Concelho, com a participação de várias entidades representativas da sociedade, e a novidade principal o “Kintal na via”, idêntico ao bibe eléctrico, em que é feito um percurso musical com um carro com música direcionada para o público mais jovem.
Outra novidade é o retomar da tradição do desfile motorizado de Bombeiros Voluntários do Montijo e Canha e respectivas fanfarras, pelas ruas da cidade, no dia 2 de Julho, a partir das 21h00.
O presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, disse que “este ano voltamos a convidar os montijenses, os forasteiros e turistas a reviver a tradição das Festas Populares de S. Pedro, tal como acontece desde 1951”.
Nuno Canta salienta que “nestas festas continuamos a honrar S. Pedro, com um feriado e as procissões do mar e nocturna, que muitos têm dito e reafirmo aqui que é a maior procissão da região de Lisboa”, com 22 andores.
“Este ano, as festas têm uma programação que reflecte os nossos valores, a diversidade, abertura e tolerância”, disse ainda o edil, frisando que “queremos centrar as nossas festas nos nossos lugares emblemáticos, na praça da República e na frente ribeirinha, onde têm tantas tradições náuticas e piscatórias”.
Nuno Canta sublinha que as festas são “um momento de celebração, alegria e de convívio” e “um momento cheio de cultura, tradição e identidade”. “São um encontro entre a tradição e a modernidade”, concluiu o edil montijense.
As festas, com um orçamento de 170 mil euros, arrancam no dia 27 de Junho, pelas 19 horas, com a cerimónia de inauguração, frente aos Paços do Concelho, onde será interpretado o hino das festas pelo Grupo Coral do Montijo e a Charanga da Rambóia. À meia-noite sai à rua o bibe eléctrico.
Destaque ainda nos dias:

  • 29 de Junho, feriado municipal, para a procissão fluvial, com saída do Cais das Faluas, pelas 15h00, rumo à Base Aérea n.º 6 e regresso, e a procissão nocturna, pelas 22h00, com início na Igreja Matriz.
  • 30 de Junho  o tradicional almoço da classe piscatória, nas instalações da União Piscatória, juntando centenas de pescadores e suas famílias
  • 1 de Julho Belito Campos,actuará às 22h00, no palco “Dance Fusion” e à mesma hora decorrerá o desfile das marchas populares.

O certame encerra no dia 2 de Julho, à meia-noite com um espectáculo de fogo-de-artifício piromusical, com a tradicional queima do batel.
Antes da apresentação do evento, foi inaugurada na frente ribeirinha uma exposição com todos os cartazes das festas desde 1951.

HM HM

Recent Posts

Festival Gastronómico Sesimbra é Peixe

Que existem muitas e boas razões para visitar Sesimbra, já todos sabem. Restaurantes de qualidade,…

17 horas ago

Filipe Cardoso, diretor e enólogo, deixa SVP antiga Sivipa

Filipe Cardoso, diretor-geral e enólogo deixou, a 30 de abril, a Sociedade Vinícola de Palmela…

1 dia ago

Técnica inovadora no tratamento da Fibrilhação Auricular disponível no Hospital de Setúbal

O sector de Arritmologia, Electrofisiologia e Pacing do Serviço de Cardiologia do Hospital de São Bernardo –…

1 dia ago

Semana da Reabilitação Urbana em Odemira

No âmbito do programa Odemira Reabilita – Programa de Incentivos à Reabilitação Urbana, que agrupa…

1 dia ago

Loja de Cidadão abre portas no concelho de Santiago do Cacém

A Loja de Cidadão do concelho do Santiago do Cacém abriu ao público, a 29…

1 dia ago

Nova passadeira junto do Centro de Saúde de Vale do Cobro em Setúbal

A Câmara Municipal de Setúbal executou uma nova passadeira na Avenida das Descobertas para melhorar…

1 dia ago