O diretor artístico do Teatro Estúdio Fontenova, José Maria Dias, fez “um balanço muito positivo” da 24.ª edição da Festa do Teatro de Setúbal, na qual “todos os espetáculos foram agradáveis” e registaram “casas apreciáveis”, incluindo, até, algumas “lotações esgotadas”.
José Maria Dias, que falava nasessão de encerramento, a 27 de agosto, no Fórum Municipal Luísa Todi, disse que houve “três grandes êxitos” com as peças “Hic Sunt Dracones”, dos checos Divadlo Continuo, “Efeito Berbereta”, do Lobby Teatro, e “A Última Refeição”, do Teatro da Terra, a qual encerrou o programa de espetáculos, no Fórum Municipal Luísa Todi, perante uma primeira plateia cheia e uma segunda plateia com alguma ocupação.
A organização ficou ainda agradada com o sucesso da extensão da programação na freguesia de São Sebastião, este ano estreada, e com o destaque que a Festa do Teatro – XXIV Festival Internacional de Teatro de Setúbal conseguiu a nível nacional, nomeadamente com artigos em jornais nacionais e uma entrevista em direto no telejornal da RTP2.
José Maria Dias agradeceu os apoios da Câmara Municipal de Setúbal – financeiro e logístico –, do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama, da Escola Secundária D. João II, da Junta de Freguesia de São Sebastião, da União das Freguesias de Setúbal e do Estado português, pelo financiamento concedido através da Direção-Geral das Artes.
Já o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, assumiu, na sessão de encerramento da Festa do Teatro – XXIV Festival Internacional de Teatro de Setúbal, o compromisso de a autarquia continuar a apoiar os grupos de teatro da cidade.
“Houve algumas coletividades, alguns grupos, designadamente na área do teatro, que não tiveram ainda o apoio que nós consideramos que é merecido e é devido para que esta cidade continue a ser uma referência. É essa mensagem que queria aqui deixar e o compromisso de que esse esforço continuará a ser feito”, assinalou o presidente do município, sábado à noite, no Fórum Municipal Luísa Todi.
Referindo-se em concreto à Festa do Teatro – XXIV Festival Internacional de Teatro de Setúbal, lembrou que se trata de uma “iniciativa que mobiliza” muitas pessoas e que “coloca, mais uma vez, a cidade de Setúbal como uma cidade de referência a nível nacional e internacional”.
Embora tenha admitido que o apoio da Câmara Municipal “é muito importante para a realização” do festival, reconheceu que o evento “não teria o percurso e o sucesso que tem tido” sem o “empenho e dedicação” do Teatro Estúdio Fontenova.
“Por isso, nós hoje temos de agradecer aos seus dirigentes, a toda a equipa técnica e ao corpo artístico que constitui o Teatro Estúdio Fontenova e esperar que continue este empenhamento e esta dedicação para que Setúbal continue a crescer, continue a ser cada vez mais reconhecida, também neste domínio do teatro”, disse.
O presidente do município agradeceu ainda a todos os grupos participantes, incluindo às representações do Brasil e da Chéquia, que deram “a dimensão internacional ao festival”, o qual nesta edição elegeu “B A LL R OO M”, do Colectivo Caroço, como vencedor da Secção Off Mais Festa.
A 24.ª edição do Festival Internacional de Teatro de Setúbal decorreu entre 18 e 27 de agosto, com organização do Teatro Estúdio Fontenova em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal.
Vinte espetáculos de companhias portuguesas e estrangeiras, além de tertúlias, sessões de cinema e concertos, num total de mais de três dezenas de eventos, compuseram a Festa do Teatro 2022.