Festa da Flor anima centro histórico do Montijo

A Festa da Flor começou hoje, 25 de Maio, no centro histórico do Montijo com várias centenas de crianças das escolas básicas do concelho e muitas flores espalhadas pela praça da República.

A abertura do evento, inserido no programa de animação “Montijo Lugar de Encontros”, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, e da directora regional da Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo.

Nuno Canta salientou que “realizamos mais um ano esta Festa da Flor com animação de rua, chapéus de sol na rua Direita, flores por toda a nossa praça da República, com os nossos alunos das escolas Ary dos Santos, Luís de Camões e de Sarilhos Grandes, e a Miss Capital da Flor” bem como os floricultores montijenses.

“Realizamos o programa Lugar de Encontros com a convicção de cumprimos um dever para com os nossos floricultores, comerciantes, viticultores, a agricultores, e especialmente com todos os montijenses, o que somos hoje como terra dependeu em larga medida do contributo que deram os agentes económicos para vencerem as dificuldades e garantir a nossa identidade”, frisou o edil.

“Somos uma cidade orgulhosa da sua história, tradição e contributo para encontro de pessoas e culturas e da coragem para vencer os desafios”, disse Nuno Canta, apontando os projectos da Casa da Música Jorge Peixinho, cuja obra deverá arrancar ainda esse ano, e a construção do futuro aeroporto do Montijo como os grandes desafios do futuro a par da promoção turística do concelho.

 

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

25 de Maio

Abertura às 10h00, na praça da República conta com a presença da “Miss Capital da Flor”, Natália Fedorchuk;
Crianças das escolas básicas do concelho participam na acção de sensibilização “Repor e Cuidar É Educar”, colocando bandeirolas nas floreiras e canteiros do centro da cidade;
actuação do reconhecido DJ Franscico Gil, a partir das 22h00, na praça da República.

26 de Maio

Arte urbana ao vivo: a partir das 10h30, o ilustrador João Rodrigues vai pintar um mural na montra de uma antiga sapataria na rua Almirante Cândidos dos Reis.
Para os mais novos, pelas 11h00, no palco junto à Galeria Municipal, decorre a hora do conto e o atelier de artes plásticas “Vamos Construir uma Grinalda”.
Às 15h00, no espaço lounge da praça da República tem lugar um workshop de arte floral com Luís Saboia e às 16h00 uma degustação de produtos regionais.
Pelas 21h30, o “Grupo Teatro Sem Limites”, da Universidade Sénior do Montijo, apresenta alguns excertos da revista à portuguesa “Da Gerigonça ao Aeroporto”.

27 de Maio

às 15h00, com um workshop de arte floral no Forum Montijo.
às 16h00, há dança na praça da República com o grupo “Mad G Wine” e a Escola de Artes “Sinfonias & Eventos”.
às 18h00, no palco junto à Galeria Municipal terá lugar um concerto com solistas da Metropolitana.
Durante os três dias da Festa da Flor não perca, a animação de rua com vasos andantes, flores
gigantes e outras figuras alusivas à flor, o mercado de flores, as montras em flor de diversas
lojas do centro da cidade e a mostra expositiva que aborda as principais actividades
socioeconómicas do concelho do Montijo.

A Festa da Flor é promovida pela Câmara Municipal do Montijo e pela Associação de
Portuguesa de Produtores de Plantas e Flores Naturais. Este ano, para além da colaboração da
Comissão da Baixa do Montijo, o evento tem como parceiro o Forum Montijo, apostando no
lema Juntos por um Montijo mais florido com o objectivo principal de divulgar e promover o
reconhecimento do Montijo enquanto capital da flor.