A Feira de Sant’Iago que vai decorrer de 25 de julho a 4 de agosto nas Manteigadas vai ter como principal novidade um equipamento de diversão com 42 metros de altura que promete ser “umas das principais atrações”. A novidade foi anunciada pelo presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, na apresentação da 442.ª edição do certame, a 16 de julho, no Mercado da Conceição.
André Martins disse que a feira contará com a presença de 170 feirantes, dos quais 30 na área dos divertimentos e 30 espaços gastronómicos e o movimento associativo estará representado por 35 entidades. A programação inclui ainda a Feira do Livro e do Vinil, espaços dos jogos tradicionais, slide e showcokings, entre outras atividades.
André Martins afirma que a Feira de Sant’Iago, com um orçamento de 600 a 700 mil euros, apresenta “um programa diversificado que desperta emoções”, destacando a exposição temática “50 Anos do 25 de Abril”, que “nos convida refletir como os setubalenses viveram os 25 de abril de 1974 e celebraram o 1.º de Maio” e que “oferece uma oportunidade única de conhecer episódios marcantes do concelho durante o PREC (Processo Revolucionário em Curso), proporcionado um olhar profundo sobre a nossa história local”, revelando que “teremos mais 30 concertos nos dois palcos da feira – Palco Santiago e Palco Encontros”.
“A programação musical foi cuidadosamente elaborada para agradar a todos os gostos e idades, incluindo espetáculos infantis, fado, música eletrónica, dança”, sublinhou o autarca, classificando a Feira de Sant’Iago como “a maior da nossa cidade e da região” e “é a festa mais intensa, genuína, tradicional e mais antiga que aqui temos” e que “é capaz de atrair milhares de visitantes das mais diversas origens”.
“É com grande entusiasmo que apresentamos o programa e as linhas gerais da edição de 2024”, disse o edil sadino, adiantando que esta feira “representa uma tradição que perdura ao longo dos séculos e que continua a fortalecer os laços da nossa comunidade”, sendo uma “festa setubalense e dos setubalenses para o mundo” com “uma história rica e variada que tem vindo a evoluir desde a sua criação em 1582, adaptando-se aos gostos e necessidades e gostos das gerações que a frequentam, o peso da sua história continua a ser um importante fator promoção social, económica e cultural”.
O presidente do município setubalense frisou que “temos investido fortemente neste certame, designadamente na requalificação do espaço onde se realiza, reconhecendo a sua importância cultural e económica”.
André Martins explicou que a feira tem 11 dias (menos seis do que em 2023) porque abrange dois fins-de-semana e apanha um final de mês e início de outro. “Temos de encontrar um número de dias que fique estabilizado”, disse o autarca.
Onze dias de festa e 30 espetáculos
Feira abre com Excesso e encerra com Nininho Vaz Maia
A Feira de Sant’iago arranca com os Excesso no dia 25 de julho. A boys-band que fez as delícias da juventude no final dos anos 90 voltou a juntar-se para gáudio dos fãs e, em Setúbal, recordará os temas que levaram a banda aos top’s nacionais.
No dia seguinte,26, os ritmos quentes tomam conta do palco Sant’iago com Soraia Ramos a marcar a noite ao som do álbum “Cocktail”. A cantora de origem cabo-verdiana que venceu o prémio de melhor artista feminina da África Central na 6.ª edição do African Muzik Magazine Awards 2020 promete uma noite em cheio.
Nina Toc Toc será a estrela de sábado, 27, numa programação dedicada aos mais novos, a começar às 20h30. Animação, cor e alegria é o que se espera! A noite termina com muita música e um convite a dançar. Para fechar o sábado, Yard convida DJ Delmonte, e a música entra pela noite dentro.
Recordar músicos como Bob Marley e os seus êxitos icónicos e fazer uma viagem pela cultura reggae é a proposta para a noite de domingo, 28 de julho. Os condutores dessa viagem são os Big Up que assinalam uma década de existência.
Dia 29 de julho traz a Setúbal uma das cantoras femininas mais conhecidas da atualidade. Carolina Deslandes sobe ao palco para um concerto onde, seguramente, o público cantará cada um dos seus temas a plenos pulmões.
Depois de uma paragem na sua carreira enquanto fadista, Raquel Tavares regressa ao palco da Feira de Sant’iago, a 30 de julho. Considerada uma das melhores vozes femininas do fado, Raquel Tavares alia o fado tradicional a versões muito próprias de temas intemporais, no que promete ser uma grande noite.
A fechar o mês de julho, a 31, Badoxa, com os ritmos de kizomba, semba, zouk e tarraxinha, promete aquecer a noite de quarta-feira.
O mês de agosto na feira traz-nos muita música a pedir dançarinos cheios de ritmo e vontade de vibrar noite dentro. No dia 1, o DJ português Mastiksoul traz os ritmos dançantes ao Parque Santiago, e, logo no dia seguinte, 2, os Supa Squad sobem ao palco com os ritmos dancehall para abrir o fim de semana.
No sábado, dia 3 de agosto, “Liberdade em Movimento” é o espetáculo que promete aliar a dança à celebração dos 50 anos do 25 de Abril com as escolas de dança do concelho a mostrarem os seus melhores trabalhos.
Para a despedida de edição de 2024, a 4 de agosto, Nininho Vaz Maia vai fazer as delícias da legião de fãs que o acompanha. Os ritmos “calientes” do flamenco aliados à música pop asseguram uma noite de grandes emoções para encerrar a Feira com chave de ouro.
O recinto funciona de segunda a quinta-feira, das 18h00 à 01h00, com o horário a ser alargado, na sexta-feira, até às 02h00. Ao fim de semana a feira abre às 16h00, encerrando no sábado às 02h00 e no domingo à 01h00, com exceção do último dia, em que fecha às 02h00.