Litoral Alentejano

Feira Agropecuária e do Cavalo em Santiago do Cacém espera mais de 40 mil visitantes

Mais de 200 expositores ligados à agricultura, gastronomia e turismo vão participar na Santiagro – Feira Agropecuária e do Cavalo (Santiagro), que se realiza no Parque de Exposições de Santiago do Cacém, entre 2 e 5 de Junho.

Promovido pela Câmara de Santiago do Cacém, o certame espera mais de 40 mil visitantes, num investimento de cerca de 260 mil euros.

Com um programa preenchido tradicionalmente por actividades relacionadas com os sectores agrícola, equestre, pecuária e floresta, o “maior evento” do concelho de Santiago do Cacém aposta também nos produtos locais, na gastronomia, no vinho e no turismo.

“A Santiagro é o maior evento que o concelho recebe e aquele que mais pessoas atrai ao recinto [da feira], que tem tido um crescimento gradual ao longo dos anos, sendo importante em termos de desenvolvimento económico, mas também pela projecção do território e na atracção de turistas”, disse o presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha.

De acordo com o autarca, que falava hoje durante uma conferência de Imprensa, que se realizou no Badoca Safari Park, em Santiago do Cacém, o certame conta com “mais de 200 expositores” ligados a vários sectores da economia e com a presença de “mais de 250 animais”.

Para a edição deste ano, o recinto, onde se realiza a feira, foi alvo de “uma requalificação”, com a “pavimentação da zona do terrado” para “melhorar a experiência dos visitantes”, e várias intervenções na “zona do picadeiro”, para garantir “o bem-estar animal”.

O programa dos quatro dias da feira agrícola vai incluir, além do sector expositivo, ‘showcooks’, demonstração da arte da cocaria, colóquios, batismos equestres, provas de vinho e de gin, passeios a cavalo, ordenha de cabras e garraiadas.

“O impacto que a feira tem na economia local é bastante superior ao investimento da câmara municipal e também dos parceiros”, sublinhou o autarca.

O cavalo volta a ser o destaque do certame, tendo em conta “a forte tradição em Santiago do Cacém”, com baptismos equestres, passeios de carroça, passeios a cavalo, gala equestre, gincanas a cavalo e cortejo da Charanga da GNR.

O certame conta também com uma exposição permanente de equídeos, bovinos, ovinos, caprinos e suínos, num total de mais de 250 animais.

A actuação de grupos corais alentejanos, fado e cante alentejano, apresentação da aplicação de informação e sinalização turística inteligente do município de Santiago do Cacém, passeios de ‘tuk-tuk’ motorizado e ‘workshops’ de tosquia de ovelhas são outras das propostas da edição deste ano.

O cartaz musical leva este ano à feira os concertos de SYRO (02 de Junho), Plutónio (03), Bispo (04) e Anjos (05), além das actuações de vários ‘dj’.

admin

Recent Posts

BB Blues Fest de 30 de maio a 2 de junho na Moita

O BB Blues Fest está de regresso, para a sua 13ª edição, entre os dias…

8 horas ago

Méee Festival Folk leva música e dança a Quinta do Anjo

A aldeia de Quinta do Anjo, no concelho de Palmela, enche-se de música e dança…

8 horas ago

GNR deteve homem com catana em Alcácer do Sal

O Comando Territorial da GNR de Setúbal, através do Posto Territorial da Comporta, deteve no…

14 horas ago

Parlamento Europeu aprova diretiva de incentivo à reparação de produtos

O Parlamento Europeu (PE) aprovou a diretiva que introduz um novo direito à reparação para…

1 dia ago

“Em cada Rosto, Igualdade” de alunos de Palmela conquista júri do Kid´s Guernica

O trabalho “Em cada Rosto, Igualdade”, elaborado pelos alunos Luisa de Oliveira da Silva Prata,…

1 dia ago

Presidente de Cabo Verde visita Sines e associação cabo-verdiana

O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, visitou Sines e a sua…

1 dia ago