Litoral Alentejano

Fábrica de Moagem de Sabóia em Odemira recebe fórum sobre uso da água

Nos dias 29 e 30 de setembro e 1 de outubro, o recinto da Fábrica da Moagem de Sabóia, no interior do concelho de Odemira recebe o colóquio “Águas Gémeas”, que constitui uma atividade do Projeto de Investigação que incide sobre as problemáticas da água, da sustentabilidade e da resiliência territorial e que está centrado na bacia hidrográfica do rio Mira e na barragem de Santa Clara.

O projeto “Águas Gémeas” baseia-se numa pesquisa sobre as dimensões culturais, sociais e ambientais da problemática da água tal como ela se apresenta neste território em condição de seca extrema e perante a acentuada diversidade de contextos humanos que afeta. Tem em vista novas práticas de relação aos usos da água e processos inovadores de gestão e circularidade da água, e decorre no quadro de uma parceria entre a Câmara Municipal de Odemira, o projecto B-WaterSmart e o Observa – Observatório de Ambiente, Território e Sociedade do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

A sessão de abertura, com início pelas 14.00 horas do dia 29 de setembro, conta com a participação da Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, do Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, da Socióloga Luísa Schmidt e do Antropólogo Pedro Prista, ambos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

O programa conta a apresentação e debate de temas como Os recursos hídricos em Portugal, Secas e desertificação no sul de Portugal, B-WaterSmart: adaptação climática e circularidade / desafios e soluções mais inteligentes, Alterações climáticas e recursos hídricos, A água dos outros / a água de todos, Movimentos locais em torno da água, entre outros.

O colóquio conta com um programa cultural paralelo, pela Miso Music Portugal e três sessões do jantar/performance “Paraíso”, numa produção de Madalena Victorino, Nuno Salvado e convidados.

Foto: CM Odemira

admin

Recent Posts

Morreu Pedro Freire, jovem músico de Azeitão

Pedro Freire, trompetista da Orquestra Gulbenkian,, jovem músico de Azeitão, faleceu, deixando os amigos e…

11 horas ago

LASA publica álbum com as 17 mais antigas fotografias de Setúbal

Um álbum com 17 fotografias captadas em Setúbal em 1867 vai ser apresentado pela LASA…

16 horas ago

Centenas de alunos participam em desfile de percussão do Festival Internacional de Música de Setúbal

Centenas de alunos dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico do concelho participaram, a…

2 dias ago

Associação Direito ao Descanso em Setúbal exige medidas contra ruído no centro histórico da cidade

A Associação Direito ao Descanso em Setúbal critica "a lentidão da criação de um novo…

2 dias ago

Antigo submarino Barracuda foi inaugurado como navio-museu em Cacilhas

O antigo submarino Barracuda foi oficialmente inaugurado, a 9 de maio como navio-museu em Cacilhas,…

2 dias ago

Faleceu Osvaldo Godinho, antigo autarca da Junta de Freguesia de Santo André

Morreu Osvaldo Godinho, aos 88 anos que foi membro do executivo da Junta de Freguesia…

3 dias ago