Outros

Exposição de ilustração sobre Sebastião de Gama em Palmela

A exposição de ilustração “Pelo Sonho é que Vamos – Sebastião da Gama e a Serra da Arrábida” vai estar patente, entre os dias 20 de fevereiro e 30 de março, na Biblioteca Municipal de Palmela. A inauguração está marcada para as 16h00 do dia 20 de fevereiro.

Trata-se de uma mostra comemorativa do centenário do nascimento de Sebastião da Gama, que integrou a última edição da Festa da Ilustração, em Setúbal.

Poeta português, natural de Vila Nogueira de Azeitão, Setúbal, Sebastão da Gama concluiu o curso de Filologia Românica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 1947, e ainda nesse ano iniciou a sua atividade de professor, que exerceu em Lisboa, Setúbal e Estremoz. Foi colaborador das revistas Árvore e Távola Redonda. Ficou conhecido para a história pela sua dimensão humana, nomeadamente no convívio com as/os alunas/os, registado nas páginas do seu famoso Diário. Literariamente, não esteve dependente de qualquer escola, afirmando-se pela sua temática (amor à natureza, ao ser humano) e pela candura muito pessoal que caracterizou os seus textos.

Atingido pela tuberculose, que causaria a sua morte precoce, passou a residir no Portinho da Arrábida, com a panorâmica serra da Arrábida a alimentar o culto pela paisagem presente na sua obra. Foi, entretanto, instituído, com o seu nome, um Prémio Nacional de Poesia.

Estreou-se com Serra Mãe, em 1945. Publicou ainda Loas a Nossa Senhora da Arrábida (1946, em colaboração com Miguel Caleiro), Cabo da Boa Esperança (1947) e Campo Aberto (1951). Após a sua morte, foram editados Pelo Sonho é que Vamos (1953), Diário (1958), Itinerário Paralelo (1967), O Segredo é Amar (1969) e Cartas I (1994).

A exposição, que será inaugurada no dia 20 de fevereiro, às 16h00, é organizada pelo Município de Palmela e pela Associação Cultural Sebastião da Gama e enquadra-se no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4  – Educação de Qualidade.

“Pelo Sonho é que Vamos” poderá ser visitada no horário de funcionamento da Biblioteca Municipal de Palmela: de terça a sexta-feira, das 10h00 às 19h00 e aos sábados, das 14h00 às 19h00 (encerra aos domingos, 2.ªs feiras e feriados).

admin

Recent Posts

Antigo submarino Barracuda foi inaugurado como navio-museu em Cacilhas

O antigo submarino Barracuda foi oficialmente inaugurado, a 9 de maio como navio-museu em Cacilhas,…

2 horas ago

Faleceu Osvaldo Godinho, antigo autarca da Junta de Freguesia de Santo André

Morreu Osvaldo Godinho, aos 88 anos que foi membro do executivo da Junta de Freguesia…

18 horas ago

Porto de Setúbal recebe primeiro navio de cruzeiros de 2024

O porto de Setúbal recebeu hoje, 11 de maio a escala do navio “Le Dumont…

1 dia ago

Município de Alcochete conquista Prémio Autarquia do Ano na categoria de Economia Empreendedorismo e Startups com a incubadora de negócios AlcocheteUP

O município de Alcochete foi distinguido com o Prémio Autarquia do Ano pelo Lisbon Awards…

2 dias ago

Casa Ermelinda Freitas premiada no Japan Wine Challenge 2023

A Câmara Municipal de Palmela aprovou por unanimidade, na reunião pública do Executivo de 8…

2 dias ago

Adega de Palmela recebe “Prémio Cinco Estrelas” na categoria Enoturismo

A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública de 8 de maio,…

2 dias ago