Setúbal

Exercício físico e sono em debate no Politécnico de Setúbal

Simpósio Internacional homenageia médica Teresa Paiva

Setúbal, 14 de novembro de 2019 – Alguns dos maiores especialistas nacionais e internacionais vão estar reunidos no Auditório Nobre do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), entre os próximos dias 21 e 22 de novembro, para debater o impacto do exercício físico na saúde humana e no sono em particular.

Organizado pela Escola Superior de Educação (ESE/IPS), em colaboração com o Hospital da Luz de Setúbal, o Simpósio Internacional de Investigação “Sono, Exercício e Saúde” propõe ser um fórum de discussão e partilha em torno de uma área fulcral da atividade humana – passamos cerca de um terço da nossa vida a dormir – e que, como tal, vem despertando o interesse da ciência, em diversos estudos levados a cabo pelas áreas do desporto, medicina, psicologia e sociologia, entre outras. 

“Considera-se que o benefício do exercício físico ao nível do sono pode ser parcialmente atribuído às hipóteses tradicionais de que este contribui para a conservação de energia, e manutenção da homeostasia interna”, sublinha a organização, adiantando que os estudos nesta área revelam um “aumento do tempo total de sono, diminuição da latência do sono NREM (10 min), aumento do sono profundo e diminuição da quantidade de sono REM (2-5 min)”.

Distribuindo-se em sessões plenárias, sessões paralelas e debates em mesa redonda, o encontro internacional pretende assim fomentar a discussão, disseminação de informação e troca de ideias nos domínios da medicina do sono, exercício físico, desporto e saúde. O primeiro dia, 21, reserva ainda, pelas 20h00, no Hotel do Sado, um jantar de homenagem à médica neurologista Teresa Paiva, reconhecida como a maior especialista na área do sono em Portugal. Coautora de várias obras relacionadas com a temática do sono, a homenageada é responsável pela criação do Centro de Eletroencefalografia e Neurofisiologia Clínica e pelo primeiro mestrado em sono a nível mundial.

Apresentações de posters, exposições e stands temáticos e cursos intensivos de curta duração são outras das atividades previstas no programa, dirigido a médicos, investigadores, estudantes, técnicos superiores de saúde e profissionais de desporto, nutrição e de outras áreas da saúde com interesse no tema.

admin

Recent Posts

Rota dos Vinhos da Península de Setúbal celebra Dia da Mãe

A Rota dos Vinhos da Península de Setúbal vai celebrar Dia da Mãe (5 de…

21 horas ago

Mural “Tróia. Tão perto. Tão longe! Há 16 anos a ver navios” na zona ribeirinha de Setúbal

O quinto e último mural do “Histórias que as Paredes Contam”, centrado na temática do…

21 horas ago

88 setubalenses distinguidos pelas “Vidas de Trabalho”

Os presidentes da Câmara Municipal de Setúbal e das cinco juntas de freguesia do concelho…

1 dia ago

Samuel Freire e Joana Fonseca vencem Alegro Meia Maratona de Setúbal

Samuel Freire e Joana Fonseca ganharam, a 28 de abril as corridas masculina e feminina…

1 dia ago

Rota do Arroz de 9 a 12 de maio em Alcácer do Sal

A 4.ª edição da Rota do Arroz de Alcácer do Sal vai decorrer de 9…

2 dias ago

Azeitão inaugura escultura sobre 25 de abril no Parque Bacalhôa II

A Junta de Freguesia de Azeitão inaugurou uma peça escultórica dedicada à Revolução dos Cravos…

4 dias ago