ESTE apresenta ‘Os Mosqu3teiros’ no Litoral Alentejano

Athos, Porthos, Aramis e D’Artagnan, personagens criadas por Alexandre Dumas no século XIX, vão subir aos palcos do Litoral EmCena, nos dias 10, 11 e 12 de Novembro, no espetáculo ‘Três Mosqueteiros’, apresentado pela ESTE, em Sines, Santo André e Santiago do Cacém.

No espetáculo, com duração de 70 minutos, criado coletivamente pela ESTE – Estação Teatral, com encenação de José Carlos Garcia, os mosqueteiros ganham vida através dos atores Tiago Poiares, João Figueira, Angel Fragua e Beatriz Solis.

“Aceitar que Athos é um alcoólatra, Porthos extorque o marido da sua amante, Aramis um religioso apaixonado por mulheres e D´Artagnan, um jovem impetuoso e propenso à luta, é procurar aquilo que demais universal podemos encontrar no ser humano. Se a isto, se adicionar as intrigas e esquemas políticos do Cardeal Richelieu, as artimanhas e os jogos da sensual Milady, estão reunidos os impulsos que darão forma a esta criação”, refere a sinopse do espetáculo.

‘Os Mosqu3teiros’ vai ser apresentado em Santiago do Cacém, no dia 10, em Vila Nova de Santo André, no dia 11, e em Sines, no dia 12, sempre às 21:30.

Os bilhetes, que podem ser adquiridos na semana da apresentação do espetáculo, custam 5 euros para o público geral e 3 euros para menores de 21, maiores de 65 e sócios AJAGATO.

DATAS:


10, Nov, Auditório Municipal António Chainho, Santiago do Cacém

11, Nov, Auditório da ESPAM, Vila Nova de Santo André

12, Nov, Centro de Artes de Sines



FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA

Encenação: José Carlos Garcia; Co-criação: Ana Baleia, Angel Fragua, Beatriz Solis, João Figueira, Pedro Fino, Tiago Poiares e Samuel Querido; Espaço Cénico e Figurinos: Ana Baleia; Música: João Figueira; Assistência de encenação: Samuel Querido; Desenho de Luz: Pedro Fino; Fotografia: Miguel Proença; Direcção de Produção: Alexandre Barata e Cesar Arias; Co-produção: ESTE – Estação Teatral e Marmore Producciones; Distribuição em Espanha: Cesar Arias – Mármore

Sobre o Litoral EmCena

O Litoral EmCena é um projeto intermunicipal promovido pela AJAGATO em parceria estratégica com as Câmaras Municipais de Santiago do Cacém e de Sines com co-financiamento do Alentejo 2020, ao abrigo do Aviso de Concurso com o nº ALT20-14-2020-02 – Património Cultural.

A programação foi preparada como um festival de longa duração, com uma grande variedade de linguagens artísticas e estéticas que tem como um dos principais objetivos o desenvolvimento de fluxos de público para o Teatro, bem como a projeção desta região alargada como centro de criação, pesquisa e divulgação teatral, contribuindo ainda para aumentar a sua atratibilidade turistica.

Teatro em sala e na rua, exposições, workshops e masterclasses fazem parte de uma programação geralmente apenas reservada a grandes salas de espetáculo das maiores cidades do País, contribuindo assim também para uma descentralização da cultura e para combater desigualdades territoriais de acesso à cultura.

Sobre a AJAGATO

Legalmente constituida em 11 de março de 1999, a AJAGATO – Associação de Amigos do GATO permitiu aprofundar e diversificar a dinâmica teatral desenvolvida desde 1988 pelo GATO SA (grupo de teatro), com projectos de maior envergadura suportados por uma rede de parceiros e patrocinadores das quais merece um particular destaque o Município de Santiago do Cacém, mas também a Junta de Freguesia de Santo André, a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a Fundação INATEL e o tecido empresarial da região. Para além de apoiar e produzir as criações teatrais da companhia, a Associação realiza projectos destinados à comunidade em geral, com evidentes reflexos na criação de fluxos de público genuinamente interessado pelo teatro que fazem desta região uma referência cultural no sul do país.