Setúbal

Engenheiros de Setúbal produzem viseiras

Uma equipa de três engenheiros mecânicos está a produzir, através da impressão 3D, centenas de viseiras para os profissionais de saúde de Setúbal. O objectivo é combater a escassez de equipamento de protecção individual no mercado.

Eurico Assunção, Luís Fialho e David Barbosa vivem em Setúbal, são engenheiros mecânicos e trabalham na FAN 3D, empresa especializada em consultadoria de engenharia e que presta apoio para a indústria nas melhores práticas da impressão a três dimensões.

Com uma enorme vontade de se sentirem úteis a falar mais alto, a empresa e os colaboradores saíram do nicho de mercado habitual, agarraram na tecnologia, mais concretamente nas impressoras 3D que têm à disposição, e colocaram-na ao serviço da segurança, com a fabricação de viseiras de proteção para os profissionais de saúde.

Desde 4 de abril, a empresa fabrica as viseiras num dos edifícios do Parque Municipal de Poçoilos, depois de uma cedência de instalações pela Câmara Municipal de Setúbal.

“Não ganhamos nada com isto. Simplesmente, readaptamo-nos. A produção das viseiras vai aumentando de dia para dia, à medida das necessidades”, explica Luís Fialho, da start-up portuguesa FAN 3D, que, em termos nacionais, já produziu mais de duas mil viseiras com recurso a impressão a três dimensões.

A iniciativa começou quando o responsável desta empresa, Eurico Assunção, de Setúbal, falou com uma vizinha enfermeira, que lhe disse que não tinham equipamento. Rapidamente, foi ver se havia alguma solução para impressão em 3D.

“As viseiras foram testadas e validadas pelos profissionais de saúde e são reutilizáveis, o que quer dizer que podem ser esterilizadas”, assegura Luís Fialho, enquanto completa a colocação de papel acetato numa das viseiras terminadas.

A ideia, criada a 18 de março, seguiu-se a uma primeira produção por parte da empresa lisboeta, que entregou trinta viseiras ao hospital de Setúbal, gerando inúmeros pedidos de outras instituições hospitalares nacionais e a entrega de mais materiais médicos elaborados pela FAN 3D.

O

admin

Recent Posts

Tribunal de Setúbal declara Vitória Futebol Clube insolvente

O Tribunal de Setúbal declarou a 3 de maio o Vitória Futebol Clube insolvente após…

2 dias ago

BB Blues Fest de 30 de maio a 2 de junho na Moita

O BB Blues Fest está de regresso, para a sua 13ª edição, entre os dias…

2 dias ago

Méee Festival Folk leva música e dança a Quinta do Anjo

A aldeia de Quinta do Anjo, no concelho de Palmela, enche-se de música e dança…

2 dias ago

GNR deteve homem com catana em Alcácer do Sal

O Comando Territorial da GNR de Setúbal, através do Posto Territorial da Comporta, deteve no…

3 dias ago

Parlamento Europeu aprova diretiva de incentivo à reparação de produtos

O Parlamento Europeu (PE) aprovou a diretiva que introduz um novo direito à reparação para…

3 dias ago

“Em cada Rosto, Igualdade” de alunos de Palmela conquista júri do Kid´s Guernica

O trabalho “Em cada Rosto, Igualdade”, elaborado pelos alunos Luisa de Oliveira da Silva Prata,…

3 dias ago