Embaixada da Ucrânia em Portugal agradece ao cantor setubalense João Mendonza

A Embaixada da Ucrânia na República de Portugal realizou, a 19 de dezembro, em Lisboa o evento “Stand with Ukraine” como agradecimento aos parceiros portugueses e estrangeiros, ao público, aos meios de comunicação social e à comunidade ucraniana pelo seu apoio constante e solidariedade para com a Ucrânia, entre os quais o cantor setubalense João Mendonza e ainda António Manuel Ribeiro, vocalista dos UHF.

“Foi com enorme orgulho que estive presente com o António Manuel Ribeiro, companheiro desta luta há quase dois anos. Continuamos juntos até ao fim da Invasão”, afirma Joáo Mendonza, na sua página oficial do Facebook.

João Mendonza realizou vários concertos solidários para com o povo da Ucrânia quer em Portugal quer naquele país.

A Embaixadora da Ucrânia na República Portuguesa, Maryna Mykhailenko, destacou a importância do apoio internacional e da solidariedade com a Ucrânia neste momento extremamente difícil para o nosso país, expressando profunda gratidão a Portugal, aos parceiros internacionais e à comunidade ucraniana em Portugal.

“Apesar de Kyiv e Lisboa estarem separadas por 4.000 km, Portugal tornou-se num dos nossos parceiros mais leais. Não consigo lembrar-me de uma única questão em que não tenhamos sentido o seu apoio constante”, disse Maryna Mykhailenko.

A Embaixadora acrescentou também quais os três pontos mais importantes para nós hoje: não é altura de recuar, a justiça deve prevalecer e o projeto europeu nunca estará completo sem a adesão plena da Ucrânia à UE.

Maryna Mykhailenko agradeceu separadamente a Portugal e a outros estados-membros da UE pela decisão histórica de abir as negociações de adesão para a Ucrânia.

Como parte do evento, foi apresentada uma exposição de cartazes de cariz militar do famoso artista gráfico ucraniano Mykola KovalenkoDesde o início da invasão em grande escala, ele criou mais de 664 cartazes exclusivos, um para cada dia da guerra. Mykola Kovalenkonas suas obras, reflete a dor e a coragem do povo ucraniano que luta pela sua liberdade e independência.

O convidado de honra do evento foi o Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, João Gomes Cravinho, que manifestou o apoio firme do nosso país à Ucrânia. “A coragem demonstrada pelos ucranianos durante quase dois anos de agressão injusta merece o nosso profundo respeito e agradecemos por isso. E não podemos recuar agora, porque então estaremos todos em perigo. Portanto, o apoio à Ucrânia durará o tempo que for necessário”, sublinhou o ministro Cravinho.