Setúbal

Distrital do PSD de Setúbal denuncia 15.600 alunos ainda sem aulas no distrito

O presidente da Comissão Política Distrital de Setúbal do PSD, Paulo Ribeiro, manifesta “muita preocupação” com o início do ano letivo no distrito de Setúbal porque “terminada a primeira semana de aulas, constata-se que ainda existem cerca de 15.600 alunos no distrito de Setúbal sem terem aulas em todas as disciplinas”.

“Lamentável, preocupante e indesculpável”, salienta Paulo Ribeiro, em comunicado, acrescentando que “a escassez de professores, que se tem agudizado todos os anos, implica que fiquem centenas de horários por preencher no distrito, num fenómeno nacional que é particularmente grave no distrito de Setúbal. De ano para ano, a situação agrava-se nas escolas do distrito, o que resulta da incapacidade do Governo e do Ministério da Educação em resolver este problema”.

“Oito anos de governação socialista têm conduzido a uma degradação do ensino público em Portugal, e
consequentemente no nosso distrito, sendo cada vez maior o número de alunos sem aulas”, adianta.

O PSD Distrital de Setúbal considera “fundamental que o Governo valorize a carreira dos professores, garanta melhores condições para o exercício da sua profissão e encontre respostas para o problema grave de falta de docentes. Lamentamos que o atual Ministro da Educação, que faz parte da equipa governativa socialista há oito anos, não encontre soluções, constituindo-se cada vez mais como um fator de instabilidade do nosso sistema de ensino. Neste período, o Governo foi incapaz de solucionar, antes agravou, vários problemas do sistema educativo português. Desde logo a falta de docentes, consequência do seu envelhecimento, e, ainda, a falta de atratividade de uma carreira que tem sido pouco valorizada”.

A Comissão Política Distrital de Setúbal do PSD exige ao Governo “a colocação urgente dos professores em falta no distrito de Setúbal, para não deixar estes cerca de 15.600 jovens sem aulas, sendo fundamental encetar esforços de forma a criar incentivos salariais e fiscais para a fixação de docentes em zonas onde há falta de professores, como é o caso do distrito de Setúbal, sem descurar as habilitações adequadas para a docência”.

admin

Recent Posts

Antigo submarino Barracuda foi inaugurado como navio-museu em Cacilhas

O antigo submarino Barracuda foi oficialmente inaugurado, a 9 de maio como navio-museu em Cacilhas,…

18 horas ago

Faleceu Osvaldo Godinho, antigo autarca da Junta de Freguesia de Santo André

Morreu Osvaldo Godinho, aos 88 anos que foi membro do executivo da Junta de Freguesia…

1 dia ago

Porto de Setúbal recebe primeiro navio de cruzeiros de 2024

O porto de Setúbal recebeu hoje, 11 de maio a escala do navio “Le Dumont…

2 dias ago

Município de Alcochete conquista Prémio Autarquia do Ano na categoria de Economia Empreendedorismo e Startups com a incubadora de negócios AlcocheteUP

O município de Alcochete foi distinguido com o Prémio Autarquia do Ano pelo Lisbon Awards…

3 dias ago

Casa Ermelinda Freitas premiada no Japan Wine Challenge 2023

A Câmara Municipal de Palmela aprovou por unanimidade, na reunião pública do Executivo de 8…

3 dias ago

Adega de Palmela recebe “Prémio Cinco Estrelas” na categoria Enoturismo

A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública de 8 de maio,…

3 dias ago