Dia 19 de Dezembro no Fórum Municipal Luísa Todi Coral Luísa Todi estreia “Missa Étnica pela Paz”  

O Coral Luísa Todi vai apresentar o concerto “Missa Étnica pela Paz”, no próximo dia 19 de Dezembro, pelas 21.30 horas, no Fórum Municipal Luísa Todi. O coral, dirigido pelo maestro Fernando Malão, conta com a colaboração do Coral Atlântico, Coral Clube Galp Energia e Academia de Dança Contemporânea. Participarão no concerto o tenor Marco Santos e a soprano Guida de Palma.

O evento com encenação de José Maria Dias, director do Teatro Estúdio Fontenova, conta com guarda-roupa desta companhia setubalense, apresentação de Bruno Gonçalves Pereira, narração dos actores Manuela Couto e Fernando Luís e percussão de João Moreira, Ruca e Sérgio Caldeira.

A procura da Paz é uma das maiores preocupações da nossa sociedade, quer a nível local, quer a nível mundial. Nesse entendimento, o Coral Luísa Todi decidiu apresentar no seu Concerto de Natal de 2016 a obra emblemática do compositor austríaco contemporâneo, Lorenz Maierhofer, “Missa Étnica pela Paz”.

Lorenz Maierhofer, nascido em 1956, refere na apresentação da sua obra os esforços feitos por várias personalidades e povos na busca da Paz, esforços que, muitas vezes, esbarram em “malentendidos, desconfianças, invejas e abuso de poder”, acrescentando que “uma das chaves para o sucesso é a incessante vontade de comunicar – e onde as palavras faltam – talvez a linguagem da música a possa ajudar”.

Esta obra de Lorenz Maierhofer representa a voz do mundo, sendo uma obra dinâmica, caracterizada por diferentes ritmos de todos os cantos do mundo, distribuídos por 9 andamentos, cumprindo o “ritual” de uma missa enquanto peça musical. Ao longo da peça, cada andamento é introduzido por uma narrativa elucidativa, dando voz a personalidades, sobretudo do século XX, que tiveram um papel fundamental para a paz no mundo, destacando-se as palavras de João Paulo II, Nelson Mandela, Martin Luther King ou Madre Teresa de Calcutá, entre outros.

O Coral Luísa Todi, com este projecto, pretende “não só voltar a apresentar uma grande produção musical, como ainda dar o seu contributo para a busca da paz, deixando aqui mais algumas palavras escritas por Lorenz Maierhofer na apresentação da sua obra”.

“A música é a única linguagem compreendida por todos. Que esta mensagem intemporal pela paz, transmitida por esta Missa, possa ressoar em todo o Mundo, unir muitos seres humanos em harmonia e, constantemente, dar-lhes coragem, força e optimismo nos seus esforços diários pela paz”, refere o Coral Luísa Todi.

Lorenz Maierhofer disponibilizou-se para estar em Setúbal no dia 19 de Dezembro, para assistir à apresentação da sua obra, e concedeu os direitos de autor da mesma ao Maestro Fernando Malão, para todas as apresentações em Portugal.

De referir que as entradas custam 8 euros para a plateia e balcão 5 euros.