Dezenas de jovens das Aldeias de Crianças SOS em Portugal viveram dias de sol na Colónia de Férias do Meco

As Aldeias de Crianças SOS em Portugal levaram dezenas de crianças a usufruir da Colónia de Férias do Meco nos dois últimos meses. Esta iniciativa não só evidencia o profundo compromisso da organização com o bem-estar, segurança e alegria das crianças e jovens, mas também reafirma a sua dedicação em cumprir os Direitos da Criança.

A Colónia de Férias do Meco representa uma pausa rejuvenescedora para as dezenas de crianças e jovens acolhidos nas Casas de Acolhimento Residencial (CAR) das Aldeias de Crianças SOS. Tradicionalmente realizada entre julho e agosto, este ano manteve a tradição.

O processo de preparação da Colónia de Férias seguiu critérios rigorosos, onde a prioridade recaiu sobre a segurança e conforto das crianças e jovens. Durante os preparativos, foram realizadas vistorias completas, limpezas profundas e verificações minuciosas de todos os equipamentos. Recebemos também um importante donativo da empresa Tramas onde os seus colaboradores contribuíram generosamente com donativo de novos lençóis, toalhas e outros itens que contribuíram significativamente para o conforto das crianças e dos jovens.

Adicionalmente, a empresa Prosegur Alarms também se uniu a nós, contribuindo com um investimento humano significativo. Os colaboradores da empresa uniram-se numa iniciativa de voluntariado corporativo e realizaram uma meticulosa limpeza do pavilhão das raparigas. Para além disto, a empresa contribuiu ainda com um generoso donativo de bens alimentares e produtos de higiene.

Os jovens tiveram oportunidade de participar em várias atividades, planeadas meticulosamente para garantir experiências únicas. Entre elas, destaca-se a experiência no HIPPOTRIP, as visitas ao Jardim Zoológico e os passeios em Setúbal para observação de golfinhos. Também foram organizadas idas ao Parque Aquático Splash Seixal, sempre com a perspetiva de proporcionar momentos de diversão e aprendizagem. O sucesso dessas atividades deve-se, em grande medida, à generosidade de nossos doadores individuais e, particularmente, ao significativo apoio da sociedade de advogados TELLES. Esta colaboração desempenhou um papel vital na realização dessas experiências e assegurou que os momentos vividos fossem genuinamente inesquecíveis para as dezenas de crianças e jovens envolvidos.

A resposta dos jovens às atividades foi extremamente positiva e muitos realçaram o entusiasmo com o HIPPOTRIP e com o Parque Aquático Splash Seixal, demonstrando a eficácia e o impacto positivo destas experiências.

O quotidiano na Colónia de Férias do Meco foi cuidadosamente pensado para proporcionar um equilíbrio entre atividades recreativas, momentos de descanso e uma alimentação saudável.

As Aldeias de Crianças SOS em Portugal expressam a sua gratidão a todos os colaboradores, parceiros e à comunidade pelo apoio constante, reforçando o compromisso de continuar a trabalhar em prol dos Direitos da Criança, logo pelo bem-estar das crianças e jovens em Portugal.

As Aldeias de Crianças SOS estão presentes em 138 países e apoiam mais de 1 milhões de crianças, jovens e famílias anualmente. Integram a ONU desde 1995, como ONG consultiva junto do Conselho Económico e Social das Nações Unidas e já foram nomeadas para o Prémio Nobel da Paz 14 vezes.

Atualmente, inseridas no Programa de Cuidados Alternativos, existem três Casas de Acolhimento Residenciais em Portugal, situadas em Bicesse (Cascais), Gulpilhares (V.N. Gaia) e na Guarda. Ainda sobre Cuidados alternativos, existem mais duas respostas sociais, Autonomia Supervisionada e também Apartamento de Autonomização. Já no Programa de Fortalecimento Familiar, temos 4 CAFAP (Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental) em Rio Maior, Guarda, Oeiras e V.N. Gaia. Ao todo, acolhemos e acompanhamos cerca de 530 crianças e jovens anualmente e cerca de 300 famílias.